quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Pároco da Mealhada…O Serviço Social da Mealhada!


O pároco da Mealhada, fala de assunto delicado, a prostituição, sem dar grandes respostas, mas um tema que o preocupa, e a todos nós, o qual já abordou com alguém, embora não diga quem.
Mas, o importante é que a Mealhada vive esse flagelo e o pároco está atento, embora não tenha meios para o combater, mas fala em respostas no campo social para tentar resolver o problema, ou ser minorado.
Ora, temos um gabinete de apoio social da câmara da Mealhada, para que serve?
Julgo que para tentar resolver estes problemas e outros de cariz social, não?
Ou será, para estarem dentro do gabinete à espera do salário do mês!
Se assim é estamos muito mal servidos, embora por conhecimento de causa, não para mim é claro, tenha detectado que este gabinete funciona, a muito esforço e mal!
É pena, que se paguem salários a três técnicos de serviço social, para que certos problemas de cariz social sejam muitas das vezes resolvidos por terceiros, por falta de interesse ou inaptidão do mesmo. (Gabinete)
Cogito que, estes técnicos em vez de passarem o dia dentro de um gabinete, com uma insensibilidade muito própria, deveriam sim, sair para o terreno mesmo que para isso tivessem de sujar os sapatos, porque só assim se pode ser um bom técnico de serviço social, é preciso gostar do que se faz e não gostar de levar o dinheiro ao final do mês!...
Talvez assim alguns dos problemas que nos afligem diariamente fossem resolvidos, ou encaminhados para os locais certos, digo eu que sou leigo, mas tenho opinião!

10 comentários:

Alma da Gente disse...

Senhor padre, dada a incompetência dos assistentes sociais da mealhada, ofereço-me para o ajudar a salvar essas alminhas...tem é custos, senhor padre!

Anónimo disse...

Que falta de nível, esta Alma da gente, a tentar fazer humor (barato) com este assunto!

Alma da Gente disse...

e tu o que é que fazes para ajudar? Aberração! Deves ser dos tais que passas e finges que não vês ou criticas. Ou então deves preferir as que o fazem dentro de portas. Anormal!

Anónimo disse...

Lá está a Alma da gente a denunciar-se:
Grita ela para o anónimo, mas vendo-se a si própria ao espelho: Aberração! Anormal!

Anónimo disse...

Blá...Blá...

Anónimo disse...

È pena que certas pessoas utilizem a Igreja e determinadas problemáticas sociais, para destilar toda a inveja e perversidade que lhes vai na alma…
Qualquer pessoa honesta e provida de bom senso consegue perceber que o problema da prostituição é uma questão política, que nunca terá uma resposta adequada enquanto existirem estes falsos moralistas, hipócritas e demagogos…os mesmos que escrevem estas opiniões.
De facto, soluções milagrosas talvez só os ignorantes atrás referidos as tenham, porque na verdade não existe nenhum técnico neste país, seja ele juiz, professor, polícia, assistente social, médico, economista ou enfermeiro (desculpem todos os não mencionados) que com o actual quadro legislativo possa para resolver este problema.

Mas, felizmente vivemos numa democracia, em que existem cada vez mais meios para que determinadas pessoas (perfeitamente identificáveis) possam não só destilar toda a sua a inveja, má educação e ódio, como escrever as maiores barbaridades, e assim serem mais felizes…

Como o que interessa é ver as pessoas felizes, todos nós devemos contribuir para esse objectivo, nem que para isso tenhamos que ler os seus disparates e demências...

Victor de Sousa disse...

Tocou no sentido nobre do serviço social Mealhadense!
Honestidade tem de mostrar vossa Ex.ª. porque é para isso que lhes pagam, e a inoperância é uma constante.
Demência, são infelizes porque há mais dementes com razão e virtudes de trabalho que esse mesmo gabinete…
Mas façam algo, a igreja não é para aqui chamada, o senhor padre alertou para um problema, e muito bem, vocês só tem de tentar resolve-lo, coisa que vocês ainda não tiveram a coragem de o fazer!
Ninguém é invejoso, só queremos o bem-estar no nosso concelho!

Anónimo disse...

De facto, como todos já perceberam V. Exa. além de leigo (como se auto-proclamou), não prima pela inteligência, porque o que foi referido na minha opinião anterior não procura desculpabilizar qualquer técnico ou qualquer serviço, e muito menos as pessoas que trabalham nesse gabinete, que nem sequer conheço, o que disse e repito é que enquanto não houver um política governamental objectiva e corajosa para esta problemática, não vale a pena ter ilusões, pelo que quanto a esta questão séria, estamos conversados.
Para terminar, enquanto psicanalista permita-me um conselho, não seja tão transparente nos seus comentários, porque o que transparece de forma demasiado clara, para todas as pessoas que lêem os seus comentários, é um sentimento de grande inveja para com alguém do tal serviço …transparece que V.Exa. queria tanto o lugar de alguma daquelas pessoas, que agora vive recalcado, obcecado, amargurado e isso não é bom para a saúde…Pense bem e peça ajuda antes que seja tarde, e boa sorte…

Áh…e quanto à sua preocupação com o concelho…desista, pois a sua seriedade não consegue convencer nem o mais humilde dos mortais…

Anónimo disse...

Como a psicanálise é errada.
Penso que nunca soube o que é psicanálise, se soubesse via que não estou preocupado com o lugar, porque não sou técnico.
Mas gosto da sua postura de bom samaritano, embora não saiba onde ficar!
Mas, paciência nem tudo lhe pode correr bem, pense o que quer na opinião, existe sempre respeito, eu respeito a sua , mas tente puxar mais pela inteligência , o concelho precisa!
Talvez, não de si, mas precisa de pessoas honestas no trabalho, coisa que não é o seu caso.
Psicanalista! Curioso, mas mentiroso pode dizer que sou eu mas não tanto como você, porque psicanálise sabe o que diz, neste caso, só posso dizer que estou diante de uma fraude psicanalista!
Cumprimentos, fale verdades por favor, sabe eu não sou quem pensa que sou, tente e saiba quem sou?

Anónimo disse...

Confesso que pensei em ficar por aqui em termos de tentar ajudá-lo, mas considero que as suas melhorias em apenas duas sessões foram de tal forma positivas, que seria uma grande falta de sensibilidade da minha parte, se não lhe desse mais alguns conselhos e orientações. No entanto, acredite que estou abrir uma excepção, porque só dou consultas grátis a pessoas que apareçam no meu consultório com documentos que provem a sua carência económica, o que não é o seu caso, uma vez que a sua é claramente de inteligência, educação e respeito pelos outros.
Mas, como V.Exª. reconheceu, tenho o meu lado de “bom samaritano” que continua a falar mais alto, e como senti que o posso ajudar ainda mais, custa-me abandoná-lo…e não o vou fazer…

Então vamos por partes:
Analisando o seu último discurso fico muito satisfeito, porque de facto, V.Exª. apresentava um quadro de funcionamento psíquico bastante negro, determinado essencialmente por sentimentos muito negativos que não o levam a lado nenhum…Por isso, quero agora reforçar as coisas positivas que sobressaem da sua anterior opinião:

- melhorou bastante em termos de educação, apresentou menos insultos e mais respeito pelos outros = fantástico;

- reconheceu que tenho um lado de bom samaritano = não era preciso tanto, mas fico naturalmente contente;

- diz que nem tudo me corre bem = mas com certeza que é verdade , ou será que V. Exª. acredita na felicidade e perfeição absoluta? Não acredite meu caro, seja realista, se não este trabalho vai todo por água a baixo…;

- falou em desonesto e mentiroso = É pena …pois estava a ir tão bem e de repente voltou a ter uma recaída e deixar-se manipular por aqueles sentimento mesquinhos que não lhe dão descanso: inveja, má educação, recalcamento, acidez, etc…(óh meu deus não posso desistir dele agora), bem, tem de continuar a trabalhar este capítulo…OK?

- para terminar cumprimentou-me = Excelente, significa que V. Exª está a caminhar para o patamar da educação e da discussão com elevação, está no bom caminho.

- mando-me falar verdade - Mas eu desde início que não tenho feito outra coisa, é uma questão de princípios, por isso V. Exª. deve concentrar-se, ler mais que uma vez as minhas frases, reflectir (sei que um exercício muito difícil para si, mas com treino talvez consiga chegar lá) e vai reconhecer que tenho falado só verdades.

Portanto, apesar de algumas recaídas está a ir muito bem, está a melhorar em vários aspectos. Todavia, deve continuar a trabalhar a parte das contradições que continuam muito básicas e frequentes. Entretanto, comece já a pensar em apresentar propostas sérias e fundamentadas para o problema que nos trouxe a este fórum, resolver o problema da prostituição, lembra-se?

Para terminar, deixe-me dizer que esta sessão ficou-me baste cara…mas se servir para recuperá-lo e fazer de si uma pessoa mais séria, com mais auto-estima e respeito pelo trabalho dos outros, dou o meu tempo por bem empregue…


Áh…ia-me esquecendo, sei bem quem é, mas não se preocupe que para já não digo a ninguém…temos é de ser responsáveis, sérios e mostrar-mos que temos propostas credíveis para melhorar a nossa sociedade, Certo…?