domingo, 5 de outubro de 2008

Ainda sobre Marqueiro




Há cerca de um ano atrás, esta era a posição do Dr. Marqueiro:


É hipótese ser novamente candidato à Câmara?


Em política não se deve dizer nunca. Acho que o PS, neste momento, está muito bem. Tem um conjunto grande de possíveis candidatos: tem o actual presidente, a senhora vice-presidente, tem António Jorge Franco, que é vereador, é um jovem e que podia ser bom presidente, tem José Calhoa, que é um homem já com experiência autárquica, antigo presidente da Junta de Freguesia, mas tem também a engenheira Arminda Martins, que está na Assembleia Municipal, Júlio Penetra, que tem capacidade, intelecto e capacidade de liderança, José Miguel Felgueiras, que já é director de departamento na Câmara, onde trabalha, com conhecimentos aprofundados em matéria autárquica, tem muitos militantes na JS. Portanto, o PS tem uma quantidade de quadros que poderão assegurar bons executivos no futuro.


Acha que, em 2009, pode dar-se o caso de termos um novo conflito entre marqueiristas e cabralistas?

Não. Carlos Cabral contou sempre com o meu apoio nas eleições. Candidatou-se em 2001 e teve o meu apoio e de que maneira! Eu fui candidato à Assembleia Municipal. Candidatou-se em 2005 e eu voltei a estar ao lado dele. Fiz campanha nas ruas, fiz tudo o que podia para o PS ser o vencedor. Um cenário de conflito não vai voltar a acontecer. Primeiro porque se ele for candidato, estarei ao lado dele. Se, hipoteticamente, eu fosse candidato, sei que ele estaria ao meu lado.

Mas, na escala de preferências, releva a eventual vontade do actual presidente em continuar?

Eu não sei em que posição vai chegar o actual executivo a seis meses das eleições. Imagine que fazemos uma sondagem e o resultado é negativo. Carlos Cabral foi candidato em 2001 porque tinha as melhores sondagens. Fez-se uma sondagem, foi ponderada a candidatura dele e a de Odete Isabel. Se calhar também não se sabe isso. Foi feita uma sondagem, com cerca de mil e quinhentas chamadas telefónicas. Carlos Cabral ganhou essa sondagem, com vantagem, sobre Odete Isabel. E vou dizer, pela primeira vez em público, que, se Odete Isabel fosse candidata pelo PS, também teria ganhado as eleições. Em 2005, Carlos Cabral voltou a ser candidato e teve uma boa sondagem, apesar de não se perspectivar, de maneira nenhuma, a derrota na freguesia da Mealhada.


A poucos meses vai decidir-se então qual dos dois se vai candidatar?

Com certeza. Porque há uma coisa que é evidente: se a comissão política escolher Carlos Cabral, não tenha dúvidas, só há duas opções para os socialistas: ou apoiam ou saem. A nossa obrigação é estar junto ao militante que a maioria dos outros militantes do PS vai escolher. Se houver dúvidas quanto isso, poderemos repetir a velha técnica que usámos em 2001. Fez-se um referendo e Cabral ganhou sem dúvida nenhuma. Ninguém fez batotas. Foi fiscalizado pelos órgãos nacionais do partido. A camarada Odete Isabel que me desculpe, mas ele ganhou e não é, como já ouvi dizer, nenhum usurpador!
A qualidade da oposição melhorou. Tem mais garra, é mais actuante.

(in Jornal da Mealhada, 30 de Maio de 2007)

2 comentários:

Anónimo disse...

São tão camaradas e amigos que é por isso que nem se falam.
Tenham vergonha.

Alma da Gente disse...

Quem? nós ou eles?