quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tintim de Sócrates!


Não chega a corridinha no primeiro calcetão disponível. Não basta fechar a Praça Vermelha para satisfazer o ego. Não. Sócrates também é o novo "homem da Regisconta", agora transformada no "moderno" Magalhães. De tão contente que estava na cimeira ibero-americana de El Salvador, Sócrates, que não tem graça nenhuma, fez uma gracinha. O que é que ele disse? «Não há um computador mais ibero-americano do que este, desde logo porque se chama Magalhães – e não há nome mais ibero-americano do que Magalhães». Para além disso, «foi pensado para as crianças e por isso é resistente ao choque. O Presidente [Hugo] Chávez já o atirou ao chão e não o conseguiu partir.» Todavia, o nosso sublime timoneiro ainda foi mais longe depois de comparar Chávez a uma criança com instintos simiescos. Apresentou o Magalhães como «o primeiro grande computador ibero-americano», uma «espécie de Tintim: para ser usado desde os sete aos 77 anos». Desta nem a dupla "Pino/Lino" se lembraria. A criatura levou vinte e dois exemplares do fantástico Magalhães para oferecer aos colegas da latinidade tropical e ibérica. A cimeira é ibero-americana, bimbo-americana ou uma mistura das duas? Nunca a toponímia foi tão adequada.

In Portugal dos pequeninos

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Marqueiro e o Hospital da Santa Casa...


Marqueiro em entrevista ao RB diz:
Entre outras enormidades, que o Hospital da Misericórdia não foi apoiado o suficiente pela autarquia Mealhadense.
Queria este Sr. que todos nós déssemos mais dinheiro! Para uma coisa que só serve para quem tem dinheiro.
Então Sr. Marqueiro, será que a sua amizade com Peres é mais do que isso…
A saúde não é responsabilidade do governo?
O que esconde?
Marqueiro, não nos quererá levar na conversa do bandido. Os mealhadenses não tem dinheiro como o senhor!... A saúde é precisa mas não devemos empenhar o nosso futuro por meros caprichos, se o hospital fosse para todos, seria bom, mas todos sabemos que é para alguns, e que a Santa casa deu um “passo maior que a perna”.
Problema deles, não nosso, porque de Santa Casa tem pouco!
A resposta para a saúde tem de ser dada pelo respectivo ministério, em dar, ou não, acordos com o dito hospital, não endividar uma câmara numa só instituição, quando no concelho existem muitas de apoio à família com graves problemas financeiros, e não são ajudadas como já foi a Santa Casa da Mealhada.
Parece-me que alguém anda com o intuito de nos enganar, talvez o Sr. não seja quem parece ser…
O PS que tenha cuidado com a escolha que vai fazer como candidato à Câmara Municipal da Mealhada. O Sr. de facto não serve, move-se por interesses, já quando abandonou a Câmara para ser deputado (AR), mostrou o carácter que tem, como interesseiro…

Marqueiro e o seu turismo...






Marqueiro mais não parece que um “burro” à procura da manjedoura.
Porque quando se diz “O Luso jamais será um destino turístico”, então mesmo que não tivéssemos o projecto “Destino Luso – Saúde, Beleza e Bem-Estar”, as pessoas que visitam o Luso e Buçaco são o quê?
Não são turistas! Penso que a sede de poder lhe está a fazer mal…os militantes PS deviam ver bem quem querem a Candidato à câmara.
O termalismo não gera turismo? Quem faz termalismo não é turista? Os turistas são quem visita as praias?
Sr. Marqueiro por favor…parece que está com problemas na definição da palavra turismo.
Que discorde muito bem, que queira fazer campanha contra o executivo camarário tudo bem, lembre-se, é que presidente da assembleia municipal.
Resolva os seus problemas de arrogância dentro do seu partido.
Sr. Marqueiro, outra coisa, tente ser educado, quando se quer e tem cargos importantes e eleitos pelo povo, o mínimo que se pede é respeito pelo mesmo, não demonstrar as frustrações com um ar de superioridade, que mais não é do que um mau feitio, um não saber lidar com as pessoas!...
Nós precisamos de pessoas acessíveis, com vontade de dialogar com o povo, algo que não vejo em si! Vejo sim, um ar snob, não mais do que isso, o que é grave para quem quer a toda força apear uns, para ser o próximo Presidente da Câmara de Mealhada!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

“A inútil” escreveu assim a Miguel de Sousa Tavares


Sobre os professores:
É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou “os professores os inúteis mais bem pagos deste país.” Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro? Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecura e assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de 'inúteis', como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?
O senhor tem filhos? – a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que “são os inúteis mais bem pagos do país.”? Não me parece… Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura! Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores 'inúteis' são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum os inúteis a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler, com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que 'os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país.'? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que 'são os inúteis' mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados.
Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos, ”os inúteis mais bem pagos do país”, que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.
Assim sendo, sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de 'escrevinhar' alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si, democracia deve ser estar do lado de quem convém.
Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe: “Perdoai-lhes Senhor, porque eles sabem o que fazem.”

Ana Maria Gomes

Carnaval da Bairrada nunca prestou contas ao Fisco


"A ignorância não é nenhum crime", observa João Peres.
É verdade, mas quem está a dirigir uma Santa Casa e uma Caixa de crédito, não saberá estas regras!
Isso pode ser até perigoso, tantos cargos e de grande responsabilidade, não conhecer as regras tributárias.
Mas se bem me lembro Marqueiro em tempos também foi presidente da mesa da Assembleia do Carnaval da Mealhada.
Será que ninguém sabia que existem leis em Portugal!
Será que Peres e Marqueiro, se querem passar por simples Homens do povo? Quando eles são altas figuras da politica e gestão financeira da Mealhada!
Por favor …
O velhinho paga mesmo que desconheça a lei e incorre em crime se não pagar , vocês querem mostrar que com tantas contas em mão e poder, não sabiam...
Por favor a mim não...
Inspecção Tributária de Aveiro vai fiscalizar as contas dos promotores dos corsos carnavalescos da Mealhada, Estarreja e Ovar.

Fonte JN

domingo, 26 de outubro de 2008

É disto que a Mealhada Gosta? Será que já não existe Credibilidade? Que PSD é este?


Olá cá está ele!

Este post, é dedicado aos tresloucados PSD’s Mealhada.

Todos nós temos de nos interrogar que mal fizemos a Deus para merecer tal castigo!
É Carlos Marques, é Gonçalo Breda, é António Miguel Ferreira, Carvalheira e seus pupilos, são anónimos facilmente identificáveis, é a loucura, um desnorte, uma sede de poleiro desprezível. A MEALHADA merece gente desta?

Não, mas são estes os intérpretes no Milha calígula, blog laranja...com todos os altos dirigentes da concelhia PSD envolvida em disputas todas elas "Honestas e Respeitosas", por este povo Mealhadense! ehehehe!

Obrigados pelo bom trabalho que prestam à comunidade! Eu quero ir para longe, porque aqui cheira mesmo mal, cheira a indecência...

Os resultados da "auditoria laranja" revela a existência de ratos a bordo(pelo menos dois-já identificados)do paquete.Um já saltou, o outro também quer saltar, mas exige uma tábua(romântico).
24 de Outubro de 2008 17:21

Sou da mesma opinião, a exposição de um processo à Inspecção Geral da Administração Local, parece ter amedrontado o Vereador Breda Marques. Deviam enviar cópia da acta para a distrital.
24 de Outubro de 2008 17:29

O Breda deve estar a tremer Carlinhos.És mesmo atrasadinho. Enxerga-te.
24 de Outubro de 2008 19:22

O Carlos Marques é uma personagem curiosa. Quando o Breda é criticado pelo Carvalheira, o Carlos Marques anda todo satisfeito.Quando o Carvalheira elogia o Breda, o Carlos Marques telefona a toda a gente a dizer que o Breda e o Carvalheira andam unidos.
24 de Outubro de 2008 19:25

Carlinhos aproveita o Lorvão para te tratar.Já é um caso clínico. Grave.
24 de Outubro de 2008 19:27

Este Carlinhos é uma peça de artilharia. Na rua diz a toda a gente que o PSD morreu. Nas reuniões do partido diz que a comissão politica merece todo o seu apoio.Carlinhos és falso e a mentira tem perna curta.
24 de Outubro de 2008 19:39

Olá cá estou eu. Tentem adivinhar, Não é deputado? não é candidato a nada? em breve suspende o mandato de vereador? na distrital não vai a lado nenhum? na mealhada um vazio de ideias? fala mal de tudo e de todos? Esse mesmo.Vai lá agora choramingar, julgas que o Zé é trouxa, vai lá agora dizer que não disseste nada, não te esqueças.
24 de Outubro de 2008 22:36

As atitudes e forma de estar de Breda Marques são uma vergonha para qualquer partido.Tão inocente, trabalha só para ele.Tentem saber quantas pessoas ajudou nos ultimos anos. Apenas se encosta para tentar chegar a algum lado ou a alguém (Calhoa sempre foi o seu alvo preferido e agora "dita para a acta"). Mais uma vez está de fora de um assunto que se desenvolveu nas reuniões da Câmara.Não é o único a estar de fora nas reuniões de Câmara.Têm que ganhar a vida, o Povo que espere.
25 de Outubro de 2008 15:02
Reparem nos últimos comentários e vejam as horas dos mesmos.Retiraram as devidas conclusões?Eu ajudo em relação aos seus autores:
11.19- Breda Marques;
11.25- Breda Marques;
11.38- Breda Marques;
11.41- Breda Marques;
11.42- Breda Marques;
11.44- Breda Marques;
11.45- Breda Marques;
11.46- Breda Marques.
Caramba Breda Marques tens um exército de gente que te estima e adora, gente que te segue para onde tu vás...quer faças o que fizeres.
26 de Outubro de 2008 12:02
Miranda tem calma que a avença está garantida. O Cesar não tem lugar para ti na lista e paga com uma avença.
26 de Outubro de 2008 12:07
Õ Breda vai ser convidado pelo PS para gestor da lixeira municipal.no PSD já não tem futuro.
26 de Outubro de 2008 14:57
Não vai ditar agora para a acta da próxima reunião camarária que não foi convidado para integrar o executivo pelo PS.O Breda Marques não foi convidado pelo Marqueiro?
26 de Outubro de 2008 15:04
O Egidio hoje defende o cabral porque este lhe arranjou o tacho. Depois das eleições defende o Marqueiro porque este lhe mantem o tacho.
26 de Outubro de 2008 17:11
A Arminda vai substituir oa Filomena. è muito melhor técnica.
26 de Outubro de 2008 17:11
O Marqueiro vai descalçar a bota Jorge Carvalho oferecendo-lhe a chefia do seu gabinete.
26 de Outubro de 2008 17:12
O Miguel Felgueiras substitui Calhoa. Aprendeu mais com a sua tia.
26 de Outubro de 2008 17:13
Estamos por isso bem. Caso o PSD continue na mesma merda de sempre o PS garante mais do mesmo.
26 de Outubro de 2008 17:14
… O Senhor Presidente respondeu chamando a atenção para a fotocópia do contrato fornecido que contem todos os elementos solicitados, incluindo afundamentação do Ajuste Directo. Disse ainda que mais uma vez o P.S.D. vem com mais insinuações, evitadas, se desse mais atenção aos documentos querecebe. ... nas actas da câmara e relativamente ao "concurso" para elaboração do projecto do novo edifício dos Paços do Concelho
26 de Outubro de 2008 17:29
Para bom entendedor meia palavra basta, mas aqui disse tudo. A próxima vai ser melhor, poderemos apreciar e comentar a intervenção de Breda Iscariotes.
26 de Outubro de 2008 17:32
Gonçalo, tem juizo rapaz, já não és nenhum garoto.Vê lá se cresces e te fazes homem.
26 de Outubro de 2008 17:42
Há mais! Mas é vergonhoso!

O melhor de Manuela Ferreira Leite: Obsessão, o Delírio…


Se dúvidas houvessem, agora não as há, MFL está de cabeça perdida.
Entrou em desespero – então minha senhora se não houver crédito, não acha que tudo pára?
O país, as Empresas, as Famílias como ficavam? Decididamente, esta gente do PSD não anda nada bem...
E a senhora lá se vai emaranhando irrecuperavelmente na sua obsessão contra as obras públicas. Primeiro, porque não havia dinheiro para nada. Depois, porque não havia os estudos. Agora, porque não devem fazer-se obras que necessitem de recurso ao crédito. Parece cada vez mais evidente que MFL não está à altura da missão...
Uma casa de repouso seria uma atitude correcta! A senhora está deveras abalada, e todo o cuidado é pouco, não vá MFL cometer mais algum acto imprudente contra os Portugueses!..

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

E porque nem tudo é mau...os bons exemplos a reter!

Parafraseando o João Gonçalves, com a liberdade que a blogosfera autoriza, no meio do esterco, várias mulheres e uma Senhora. A Senhora chama-se Maria Matilde Pessoa de Magalhães Figueiredo de Sousa Franco e honra o parlamento com a sua independência e correcção. Deputada disciplinada, dá corpo a uma força política em que não me revejo. Mas uma coisa é dar corpo. Outra, bem diferente, é dar voz. E essa, a voz que não se cala, Matilde Sousa Franco entrega-a à defesa de uma mundividência, de valores e de princípios que são os meus. E Matilde Sousa Franco, preferindo a solidão às más companhias (que apesar de tudo sabe reconhecer), faz o que tem de fazer. Fê-lo ontem, outra vez. Fiel ao seu grupo parlamentar? Claro que sim. Mas fiel, primeiro, à sua consciência. Ainda por cima, ela tem razão. Continua a ter razão. E, por isso, não lhe auguro grande futuro político. As trevas de alguns círculos são isso mesmo. Trevas. E, como sabemos, nas trevas, a Luz não é bem-vinda.

Processo Casa Pia - A Censura veemente da Igreja Católica no jornal "Voz de Fátima" , por José Maria Martins


Tenho mantido a reserva possível, a nível do meu blogue, em relação ao Processo Casa Pia. Hoje creio que é importante pronunciar-me. Fá-lo-ei dizendo o que penso. Até hoje nunca participara - e já fiz milhares de julgamentos - num processo que me causasse tanta vergonha. Conheço razoavelmente, os sistemas judiciais e a justiça penal de alguns países da União Europeia. Nunca vi uma vergonha tão grande como o Processo Casa Pia . 4 (quatro anos) para fazer um julgamento que segundo a sua complexidade não tem matéria para mais de 4 a 6 meses (quatro a seis meses) é um suplício para mim. Tenho filhos. Sou cristão. Aprendi a respeitar as crianças desde a catequese. O Processo Casa Pia é a maior vergonha da União Europeia. 4 (quatro anos) para julgar 7 (sete) pessoas com cerca de 29 anos queixosos ou assistentes é incompreensivel, inadmissível - os portugueses têm gasto milhões de euros com este julgamento - e não acreditam na Justiça. Nas esquinas, no dia a dia, toda a gente está a pensar que "o grosso da coluna" será safo. Os portugueses não acreditam nos tribunais.O resto é conversa. A Senhora Juiz Presidente deixou o processo arrastar-se , inexplicavelmente. A senhora juiz presidente é apenas um português entre cerca de 15 milhões. Nenhum país da União Europeia levaria 4 anos a julgar um caso destes. Se fosse em Israel a situação estava resolvida de forma drástica. No Processo Casa Pia a Ordem dos Advogados teve uma conduta miserável. A Ordem dos Advogados deve ser investigada , de alto a baixo , por pessoas estrangeiras, por investigadores estrangeiros. Tem de ser limpa, desinfectada. Para bem de Portugal! José Miguel Judice, Bastonário da Ordem dos Advogados , arranjou advogados para a Casa Pia e para as vitímas, os mesmos, à boa maneira dos regimes totalitários - !!! - e depois foi mandatário de António Costa, depois ainda teve um cargo sensível de nomeação do Primeiro Ministro!!! Proença de Carvalho - advogado da Casa Pia e das Vitímas, é advogado de José Sócrates! - e foi abordado, conforme escutas telefónicas!!! A maçonaria, nacional e internacional , a CIA, actuaram em grande para evitar a descoberrta da verdade e para condenarem o meu cliente, sozinho, que assim seria o bode expiatório ideal para safar todos os outros , sejam quem forem , que durante anos abusaram das crianças da Casa Pia. Com este tipo de Justiça Portugal é o boneco de Santo Aleixo internacional! Em Editorial , no jornal "Voz de Fátima", edição de 13 de Agosto de 2008, a Igreja Católica escreve: "Pior do que misérias isoladas é o revoltante processo da Casa Pia, há quatro anos em tribunal, já com mil audiências e dezenas ou centenas de milhares de páginas, que nenhum juíz consegue ler; mas revelam-nos uma realidade crónica, de todos bem conhecida, que só não se resolve em duas ou três audiências, como noutros casos, porque " a verdade da mentira" é tanto mais difícil de provar quanto mais ricos são os que a praticam. Pior ainda quando são os responsáveis de instituições para a defesa da criança que fazem a apologia das relações pedófilas, como se o desplante de chamar amor aos crimes de egoísmo não fosse uma perversão que fere mais profundamente a dignidade do ser humano. Mas mais! Aprofunda-se o abismo do mal quando no Parlamento de um país europeu um dos partidos se faz paladino desta torpe ideia, ao ponto de querer transformá-la em lei.".(...). Que os tribunais funcionem. Que apliquem penas. Que exijam indemnizações. Mas que não nos iludamos. Continuarão abertas as chagas no coração das crianças, enquanto elas e nós não percebermos o drama ou a tragédia dos abusadores. (...)."Palavras mais apropriadas não há. O Carlos Silvino da Silva, "Bibi", fez mal. Mas confessou, pediu perdão, e disse que ele próprio foi abusado a partir dos 4/6 anos de idade.Sem pai nem mãe, sem defesas foi um igual a tantos. O que a Justiça Portuguesa não tem o Direito é de não fazer Justiça. O Poder não pode subverter a Justiça. E a nós ninguém nos cala! "Não há machado que corte a raiz ao pensamento, porque é livre como o vento, porque é livre"E porque há sempre alguém que resiste, alguém que diz não! E nós dizemos não! No Céu ou no Inferno, onde estejamos, diremos não! Não à injustiça, não ao atraso mental , não à máfia, não aos cobardes, não aos abusadores de crianças que não confessam, que manipulam e conjuram, sejam eles quem forem e tenha a nossa posição a consequência que tiver. Porque "solo se vive una vez"!

Jantar na Mealhada…


Deputados socialistas insurgiram-se contra o discurso pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, durante o jantar das Jornadas Parlamentares do PS, considerando-o "paternalista" e "desprestigiante" para os membros da bancada.O presidente da Assembleia da República usou o humor para advertir os deputados socialistas que, se quiserem ser reeleitos, terão de fazer o trabalho de casa com o partido e com os seus eleitores.
Coitados, então os TPC não são importantes, claro que são, trabalhem, que é para isso que lhes pagam.
Penso, que é mais uma actividade profissional onde havia de ter avaliação do desempenho.
Podia ser que deixassem de bocejar tanto!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A ronda europeia do Futebol Português

Aqui estamos na 5 ª feira e já terminou esta semana a participação portuguesa nas competições europeias.O saldo é positivo em termos de futebol português, devido as equipas terem pontuado para ajudar a subir o ranking, mas a nível individual não podemos dizer o mesmo em relação ao Fc porto e Benfica.
Um livre directo de Olexandr Aliyev ainda na primeira parte deu ao FC Dynamo Kyiv um triunfo por 1-0 no Estádio do Dragão e complicou as contas do apuramento para o FC Porto, que dominou por completo a partida da terceira jornada do Grupo G da UEFA Champions League.
O Benfica iniciou a participação no Grupo B da Taça UEFA com empate a um golo no terreno do Hertha BSC Berlin, em partida da primeira jornada da fase de grupos da prova, disputada no Olympiastadion.
Temos que destacar a vitoria do Sporting e do Braga, numa excelente mostra de qualidade dos miúdos de Portugal.
O Sporting deu um passo importante no apuramento para os oitavos-de-final, ao derrotar o FC Shakhtar Donetsk, por 1-0, em partida da terceira jornada do Grupo C da UEFA Champions League, realizada esta quarta-feira na Ucrânia.
Golos da autoria de Luis Aguiar, Renteria e Alan, permitiram ao Sporting de Braga bater em casa o Portsmouth, por 3-0, com a equipa "arsenalista" a protagonizar um arranque perfeito no Grupo E da Taça UEFA.
Estas conquistas são a antítese dos problemas do futebol português, ou seja, no campo os artistas mostram que estamos ao melhor nível mundial ao contrário do dirigismo, federações e ligas que na gestão do futebol estão sempre a dar tiros nos pés.
Força Portugal e aos clubes que lá por fora tanto fazem pelo futebol português

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Memórias de um PS desconhecido




"Para além da ausência de regras que permitam, pela via individual, o acesso do cidadão à actividade politica, não existem regras idóneas de financiamento dos partidos nem de transparência para os politicos. Um pouco à semelhança dos "pilares morais" do regime, a Maçonaria e a Opus Dei, tudo se decide às escondidas, como se o direito dos cidadãos à informação completa e rigorosa de como são financiadas as suas instituições e dos rendimentos dos seus governantes e dos seus magistrados se tratasse de algo suspeito, de algo subversivo."

Rui Mateus
Mateus, R. (1996). Contos Proibidos. Memórias de um PS Desconhecido. Lisboa: Dom Quixote

PROBLEMA DE MATEMÁTICA


José Sócrates, numa das suas múltiplas visitas a escolas, numa delas considerada escola-modelo onde foi distribuir uns computadores 'Magalhães' aos professores, resolve pôr um problema às criancinhas.

(Desta vez, parece que não houve casting prévio...)

- Meninos, tenho um problema para vocês resolverem. Quem acertar na solução ganha um computador que eu ofereço!!!Então, é assim:Um avião saiu de Amesterdão com uma velocidade de 800 km/h; a pressão era de 1.004 ,5 milibares; a humidade relativa era de 66% e a temperatura 20,4 ºC.A tripulação era composta por 5 pessoas, a capacidade era de 45 lugares para passageiros, a casa de banho estava ocupada e havia 5 hospedeiras, mas uma estava de folga.

A pergunta é... Quantos anos tenho eu?
Os alunos ficam assombrados.
O silêncio é total.
A professora fica estupefacta.

Então, o Joãozinho, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de pronto:- 50 anos, senhor inginheiro!

José Sócrates surpreendido fita-o e diz:- Caramba! Acertaste em cheio. Vou dar-te o computador! Eu tenho mesmo 50 anos.Mas como encontraste esse número?

E Joãozinho diz:- Bem, foi muito fácil. Foi uma dedução lógica, porque eu tenho um primo que é meio parvo, e tem 25 anos...

CARTA DE UMA MÃE PREOCUPADA:


Sr. Eng.º José Sócrates
.
Antes de mais, peço desculpa por não o tratar por Excelência nem por Primeiro-Ministro, mas, para ser franca, tenho muitas dúvidas quanto ao facto de o senhor ser excelente e, de resto, o cargo de primeiro-ministro parece-me, neste momento, muito pouco dignificado.
.
Também queria avisá-lo de antemão que esta carta vai ser longa, mas penso que não haverá problema para si, já que você é do tempo em que o ensino do Português exigia grandes e profundas leituras. Ainda pensei em escrever tudo por tópicos e com abreviaturas, mas julgo que lhe faz bem recordar o prazer de ler um texto bem escrito, com princípio, meio e fim, e que, quiçá, o faça reflectir (passe a falta de modéstia).
.
Gostaria de começar por lhe falar do 'Magalhães'. Não sobre os erros ortográficos, porque a respeito disso já o seu assessor deve ter recebido um e-mail meu. Queria falar-lhe da gratuitidade, da inconsequência, da precipitação e da leviandade com que o senhor engenheiro anunciou e pôs em prática o projecto a que chama de e-escolinha.
.
O senhor fala em Plano Tecnológico e, de facto, eu tenho visto a tecnologia, mas ainda não vi plano nenhum. Senão, vejamos a cronologia dos factos associados ao projecto 'Magalhães':
.
No princípio do mês de Agosto, o senhor engenheiro apareceu na televisão a anunciar o projecto e-escolinhas e a sua ferramenta: o portátil Magalhães..
No dia 18 de Setembro (quinta-feira) ao fim do dia, o meu filho traz na mochila um papel dirigido aos encarregados de educação, com apenas quatro linhas de texto informando que o 'Magalhães' é um projecto do Governo e que, dependendo do escalão de IRS, o seu custo pode variar entre os zero e os 50 euros. Mais nada! Seguia-se um formulário com espaço para dados como nome do aluno, nome do encarregado de educação, escola, concelho, etc. e, por fim, a oportunidade de assinalar, com uma cruzinha, se pretendemos ou não adquirir o 'Magalhães'.
.
No dia 22 de Setembro (segunda-feira), ao fim do dia, o meu filho traz um novo papel, desta vez uma extensa carta a anunciar a visita, no dia seguinte, do primeiro-ministro para entregar os primeiros 'Magalhães' na EB1 Padre Manuel de Castro. Novamente uma explicação respeitante aos escalões do IRS e ao custo dos portáteis...
.
No dia 23 de Setembro (terça-feira), o meu filho não traz mais papéis, traz um 'Magalhães' debaixo do braço.
.
Ora, como é fácil de ver, tudo aconteceu num espaço de três dias úteis em que as famílias não tiveram oportunidade de obter esclarecimentos sobre a futura utilização e utilidade do 'Magalhães'. Às perguntas que colocámos à professora sobre o assunto, ela não soube responder. Reunião de esclarecimento, nunca houve nenhuma.
.
Portanto, explique-me, senhor engenheiro: o que é que o seu Governo pensou para o 'Magalhães'? Que planos tem para o integrar nas aulas? Como vai articular o seu uso com as matérias leccionadas? Sabe, é que 50 euros talvez seja pouco para se gastar numa ferramenta de trabalho, mas, decididamente, e na minha opinião, é demasiado para se gastar num brinquedo. Por favor, senhor engenheiro, não me obrigue a concluir que acabei de pagar por uma inutilidade, um capricho seu, uma manobra de campanha eleitoral, um espectáculo de fogo de artifício do qual só sobra fumo e o fedor intoxicante da pólvora
(...)
.
Para terminar, tenho um enorme prazer em dedicar-lhe, aqui, uma estrofe do episódio do Velho do Restelo. Para que não caía no esquecimento. Nem no seu, nem no nosso.

"A que novos desastres determinas

De levar estes Reinos e esta gente?

Que perigos, que mortes lhe destinas,

Debaixo dalgum nome preeminente?

Que promessas de reinos e de minas

De ouro, que lhe farás tão facilmente?

Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?..

Atenciosamente e ao abrigo do artigo nº 37 da Constituição da República Portuguesa,


Uma mãe preocupada


Autora uma mãe, ou mães, deste nosso país!
Via mail.

domingo, 19 de outubro de 2008

Açores - Eleições


PS com maioria absoluta, CDS, CDU e BE sobem, abstenção mais alta de sempre - projecção RTP/Antena 1.
Como deveremos interpretar isto, depois de tantas críticas feitas ao governo do continente e ao próprio partido socialista?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Estou a ler o Orçamento...


O Teixeira dos Santos teve a amabilidade de me enviar, via e-mail, o Orçamento Geral do Estado para 2009.

Como me custa um pouco ler no monitor do computador, imprimi aquilo tudo e comecei a lê-lo ontem á noite, na cama, antes de adormecer.
Não estou a gostar muito. Acho que o argumento cheira a “déjà vu” e a história não é grande coisa. Tive uma insónia…

Um tipo da minha idade já leu tantos livros na vida que, para ficar preso, precisa de mais qualquer coisa - e convenhamos que este OGE para 2009 é mais do mesmo.
Enfim, tem aquela coisa dos 2,9% de aumento para Função Pública, que sempre é uma inovação. Mas é pouco.

Confesso que estava à espera de uma coisa com mais fôlego e, afinal, todo o OGE cabe numa simples “pen drive”. Ouvi dizer que até cabe no Magalhães! Ora, uma Orçamento que cabe num Magalhães não pode ser grande coisa, não é?

De qualquer modo, prometi ao Teixeira que lhe enviava, depois, as minhas opiniões e vou cumprir - só que ainda não arranjei tempo para ler aquilo tudo.
Mas posso já fazer uma sugestão: se ainda não publicaste o Orçamento, troca os números do aumento, ó Teixeira: põe lá 9,2% de aumento, em vez de 2,9.

Sempre cria mais suspense na história, não achas?

Henrique Medina Ribeiro

Depois de ter sido feito o repto aqui fica a prova da nossa imparcialidade. Peço-lhe que se refastele na sua cadeira e delicie-se.



Concordo totalmente com a critica feita à televisão como meio de comunicação irresponsável e cooperativo com a situação actual. Não serão os únicos culpados (somos todos) mas têm uma dimensão e um alcance que exige uma muito maior responsabilidade.
Como sociedade só conseguiremos (sobre)viver se a regra (e não a excepção) for que cada um faça o seu papel. Para que isso aconteça é preciso que desde muito cedo possamos ter exemplos a seguir. Se a quem cabe esse papel não o executa o que estaremos a construir para o futuro?

Existe, ou não existe?


Existe tráfico de influências na câmara da Mealhada?
Uns e outros contratados são, escolhidos por favores, parentesco familiar, ou político?
A Mealhada precisa de transparência na atitude da câmara municipal?
Precisamos de respostas, os mealhadenses não podem ser violentados por falsas moralidades, em que nada se prova, nada se encontra, ou todos se servem da mesma gamela? Ou então não sabem actuar.
Nós queremos gente séria ao comando do nosso concelho, não se pode viver na desconfiança. Queremos factos, e se houver dúvidas, elas devem ser tiradas por instâncias superiores.(IGAL)

O Publico: José Manuel Fernandes está de folga?






Interessante este post do Câmara dos Comuns, não?


Não é fácil ser surpreendido logo de manhã, mas foi o que aconteceu ao ver a capa do Público.

"Portugal é o país da UE onde a pobreza mais caiu"

Vi bem, peguei no jornal, vi se não era truque, e sim, fiquei estupefacto. Fiquei muito mais surpreendido do que por exemplo, a TSF noticiar que a Distrital de Lisboa do PSD acusou Pacheco Pereira de cobardia política. Quem diz a verdade não merece castigo. Mas o homem não é assim de agora, está é a ser incómodo com as verdades que profere...

Adiante, o Público, o órgão de comunicação oficial de Belmiro de Azevedo e o jornal que roça o ridículo nas tentativas que faz de denegrir este governo, tem esta capa. O que me levou a pensar nos verdadeiros motivos e hipóteses:

1- José Manuel Fernandes está de folga, e alguém aproveitou uma oportunidade para ser imparcial: patrão fora dia santo na loja;
2- Ana Cristina Pereira, jornalista que redigiu a peça, está em Marselha, não tem noção da orientação editorial do jornal, e vai de férias permanentes muito em breve;
3- Belmiro, em tempos de contenção, e onde os grandes accionistas perdem milhões por dia, decidiu fazer umas tréguas com José Sócrates, lembrando-se da velha máxima "se não os podes vencer, junta-te a eles;
4- Os dados anunciados pelo Director para a Protecção Social e Integração da Comissão Europeia, são demasiado claros, para serem desmentidos até pelo Público;
5- O Público prepara o seu ponta de lança mais proeminente, José António Cerejo, para mais um ataque ao Governo, através de mais umas quantas notícias saídas às gotinhas, pelo que convém a bem da imparcialidade jornalística que há muito se foi, dar uma no cravo e outra na ferradura;

A Vovó Manela!


A vovó Manela já disse que o OGE é uma merda.
Mas vozes de burra não chegam aos céus...
(Cartunes e bonecos)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ferreira Leite Esquece o Passado… uma Espécie já Rara!


Ao proferir afirmações destas (abaixo encontra) , Ferreira Leite deve estar com Alzheimer só pode ser para se esquecer do estado em que nos deixou! Esta senhora não desiste, podia ficar caladinha como é seu hábito! Mas, deram-lhe corda agora nós que a suportemos! Oh Manela porque não vais para o off-shore da Madeira, mais o teu mestre Sr. Silva, juntam-se ao cromo do Alberto João (vosso correligionário) e jogam à "bisca de três" ou então juntam a Maria e fazem uma partidinha de sueca?! Boa ideia não era?
Assim desamparavam a loja e deixavam governar quem tem competência, que é coisa que vocês nunca tiveram!
Porque, é triste quando as pessoas esquecem o passado, do estado em que deixaram o país!

Afirmações da Manuela em Bruxelas:

A presidente social-democrata observou que a projecção de crescimento "normalmente, por parte dos governos, é sempre optimista", mas aquela contemplada no Orçamento de Estado para 2009 "quer dizer que vai estar praticamente estagnada, significa também que não vai haver mudança de política".

"Isso sim, é que é aquele ponto que considero que é inaceitável", disse, defendendo que a situação económica do país não se deve à actual crise financeira internacional, mas sim a uma "política económica que tem estado muito errada, num sentido muito errado".

"O problema é a nossa situação económica, que já vinha de trás, está presente e não tem a ver com a crise financeira, e aí não sei se o orçamento dá ou não respostas", declarou, acrescentando por isso esperar "que este orçamento não apresente uma persistência na mesma política".

A doença é grave, é caso para um neurologista, mas muito bom, porque a demência parece estar num grau avançado!...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OS MIMINHOS DO O.G.E.

"Habitação poderá ser recomprada A partir de 2009 as famílias com dificuldades financeiras em cumprir os encargos com o crédito à habitação vão poder substituir, durante um determinado prazo temporal, a prestação mensal da casa por uma renda de valor mais baixo, diz o «Correio da Manhã».
Com a criação do Fundo de Investimento Imobiliário em Arrendamento Habitacional (FIIAH), prevista no Orçamento do Estado para 2009, o Governo cria condições para assim as famílias reduzirem os gastos com habitação, dando-lhe a hipótese de recomprar a mesma casa, e permite à banca diminuir o crédito malparado, uma das fontes dos seus problemas de liquidez.
Recorde-se que ontem as Euribor recuaram fortemente, depois de terem sido anunciadas medidas coordenadas pelos líderes dos 15 países da Zona para animar os mercados de crédito entre os bancos.
Ora, com esta quebra forte das taxas, as famílias poderão ver as suas prestações baixar brevemente"
in: Agência Financeira

Comentários:Se o estado paga a casa eu vou já comprar uma! Só perde quem tem! Os que pagam impostos que aguentem as favas. Já viram que os que têm juízo estão sempre lixados e pagam para os outros? Uns roubam e têm apoios e mais apoios; os que têm juízo e trabalham, pagam impostos e se pisam o risco apanham; uma família pobre mas trabalhadora ninguém a ajuda; uns doidos, porcos (isto é sem asseio), preguiçosos e que só sabem beber e fumar recebem o rendimento mínimo; um indivíduo que trabalhou toda a vida e foi honesto recebe de reforma menos que os outros de rendimento mínimo. Haverá justiça ou sou eu que vejo mal? Valerá a pena ser honesto, trabalhador e cumpridor das suas obrigações?

Mais uma vez os maus comportamentos são compensados e incentivados. Não nos podemos esquecer que os "burros" foram atrás desta história do endividamento, alimentado a corja de sugadores da banca e afins, enganando a economia com um falso crescimento, inflacionando e rebentando o mercado da habitação, destruindo cidades com construção desvairada, alimentando a especulação e a corrupção em especial nas câmaras, etc. E agora, vem o governo e toca a proteger esta gente para que o bailinho continue, de vitória em vitória até à derrota final. E os estúpidos que não alinharam neste esquemas, que paguem a crise porque deviam ter tido o proveito e não estão na situação dos burros. Um mimo!

Afinal sempre há vida além do défice!



Comentário sobre orçamento 2009, de João Silvestre do jornal o Publico, que vale a pena ler com atenção.
É quanto a mim, uma apreciação realista, sem interpretações tendenciosas.

Por favor leiam e comentem:

“Pela primeira vez em vários anos, o Orçamento é usado verdadeiramente como um instrumento de política económica e não apenas como um espartilho em que o mais importante é cobrar mais e gastar menos para Portugal não levar um puxão de orelhas em Bruxelas.
Nos últimos anos, os Governos têm privilegiado a redução do défice à custa de outros objectivos. Mas agora, em plena crise económica, Sócrates e Teixeira dos Santos acharam - e ainda bem que o fizeram - que a situação é demasiado grave para ficar a olhar para ela de braços cruzados.
Sem política cambial e monetária, se não é a política orçamental a lançar a mão à economia, não há ninguém que o faça. O Governo podia escolher entre continuar a consolidação orçamental em 2009 - o que poderia ser até um esforço inglório - ou usar as contas públicas para tentar enfrentar o problema. Escolheu o segundo caminho e, conscientemente, avançou com um agravamento do défice. O que, aliás, parece ser a tendência em vários outros países europeus, com a aparente complacência da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.
Este Orçamento é o regresso da política orçamental a sério. O Governo apertou o cinto desde 2005, conseguiu baixar o limite dos 3% para cumprir o limite do Pacto de Estabilidade e agora assumiu os riscos. A mostrar que afinal sempre há vida para além do défice e que, como na fábula da cigarra e da formiga, nada como armazenar durante o Verão para poder enfrentar melhor o Inverno.
Pode-se discutir o mérito das medidas caso a caso. Até criticar o eventual eleitoralismo de algumas delas. Mas é um passo que há muito não se via em Portugal e que surge num momento decisivo para a economia nacional. Será suficiente para evitar que Portugal estagne em 2009? Parece pouco provável, já que a economia portuguesa está a ser apanhada num furacão que vem do exterior e que foge ao controlo do Governo. Mas ninguém poderá acusar o Governo de não ter tentado”.


João Silvestre - Publico

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PSD a Ferro e Fogo!!...


"Ferreira Leite não ganha eleições a ninguém"

Luís Filipe Menezes, defendeu a necessidade do partido chegar a um consenso sobre uma nova direcção e um candidato a primeiro-ministro, defendendo que Manuela Ferreira Leite "não ganhará eleições a quem quer que seja".

PSD a ferro e fogo, é a nível nacional como local (Mealhada).
A vergonha dos interesses individuais!
O PSD continua na sua maré de autismo político.
O mundo até pode desabar que para os dirigentes laranjas pouco importa, a não ser os seus interesses pessoais.
Há muito que o maior partido da oposição está encalhado e assim parece querer ficar.

domingo, 12 de outubro de 2008

Comentadores da TVI apanhados em flagrante…

Já sabia que os comentadores da TVI não conseguiam manter a imparcialidade durante uma partida de futebol. Hoje venho a descobrir que durante o intervalo do Académica-Sporting da época passada, falaram das suas equipas e lançaram fortes críticas às construções de alguns estádios do Euro2004.



(in tugasport)

A crise financeira explicada às crianças!

Em resposta ao que me chamou estúpido:

Era uma vez um país muito grande e muito rico, chamado Estados Unidos da América, governado por um senhor chamado Bush, que, em português, quer dizer arbusto, embora também possa designar o conjunto de pêlos que as pessoas mais crescidas têm, à volta da pilinha ou do pipi.

Esse país, porque era muito grande, tinha muito espaço para construir casas, que também eram muito grandes. Então, os americanos (assim se chamavam os habitantes desse país, embora também houvesse alguns chamados John, Michael, Betty, Sarah, Barak, Bill, Monica, etc) desataram a construir casas. Mas, para o poderem fazer, tiveram que pedir dinheiro emprestado aos Bancos.
Eu escrevo Bancos com letra grande, para vocês não confundirem com os bancos onde a gente se senta, claro.

Ora, os banqueiros - que são os donos dos Bancos - emprestam dinheiro a juros. E o que é que isto quer dizer? Quer dizer que tu pedes, por exemplo, 1 euro emprestado a um amigo, para comprares pastilhas elásticas e, depois, tens que lhe pagar 1 euro e meio.
E perguntas tu: mas por que raio é que eu tenho que dar um euro e meio ao gajo, se ele apenas me emprestou um euro?
E eu respondo-te: é o capitalismo, ó ranhoso!
Se não estás bem, muda-te! Quando tiveres direito ao voto, vota no PCP que, lá para 2040 ainda há-de continuar a lutar pelo pleno emprego, pelo aumento salarial das classes trabalhadoras e pela nacionalização dos meios de produção.
Bom, mas voltemos ao tal país muito grande…

Portanto, os banqueiros emprestavam dinheiro com juros ao americanos e estes construiam casas, que depois vendiam a outros americanos que, por sua vez, para as poderem comprar, pediam dinheiro emprestado aos Bancos.
Às tantas, alguns Bancos já não tinham mais dinheiro para emprestar mas, como não queriam perder os clientes, pediram dinheiro emprestado a Bancos mais ricos, - e assim sucessivamente, até ao Infinito.

Estava tudo a correr muito bem: os americanos compravam e vendiam casas uns aos outros, que é uma coisa que os americanos gostam muito de fazer, e os banqueiros estavam cada vez mais ricos, tinham grandes ordenados e passavam férias em sítios formidáveis.
Só que, certo dia, alguns americanos deixaram de pagar o que deviam aos Bancos. E, depois, mais americanos fizeram o mesmo. E mais, e mais. Até que os Bancos mais pequenos começaram a ficar sem dinheiro e deixaram, também eles, de pagar aos Bancos mais ricos - e assim sucessivamente, até ao Infinito.

Moral da história: se quiseres uma pastilha elástica e não tiveres dinheiro para a comprar, não peças dinheiro emprestado - rouba-a!

Com a devida vénia, uma vez mais, ao http://www.coiso.net/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Teste à inteligência - descubra as diferenças!



CARTA ABERTA


Exmo Senhor Presidente
da Câmara Municipal de Mealhada
Professor Carlos Alberto da Costa Cabral


Sendo assíduo leitor do JN, não pude deixar de verificar um anúncio de oferta de emprego da V. Digníssima Câmara Municipal para dois assistentes administrativos, com contrato resolutivo certo pelo prazo de um ano, renovável até ao limite previsto na lei. Mencionava, também, o referido concurso que os mesmos dois administrativos, deverão (e agora pasme-se!) possuir o 12º ano de escolaridade, mas dando V. Exa. prioridade a quem, embora só possua o 12º ano, mas já detenha conhecimentos do programa GIB (Gestão Integrada de Bibliotecas) e experiência em dinamização de leitura em Bibliotecas Públicas!
A primeira pergunta que me assaltou ao pensamento foi se houve equivoco neste seu anúncio. e se se referiria a dois Técnicos de BAD (biblioteca, arquivo e documentação) em vez dos dois assistentes administrativos.

Pensei de imediato: será que estes dois lugares já tenham destino "certo" para duas licenciadas que se encontram a recibo verde na dita Biblioteca de V. Exa. e que não possuem esta formação, e este seja o único modo de as colocar a contrato?

Afinal, são ambas licenciadas (e pasme-se uma vez mais), possuem experiência na referida área! E continue a pasmar-se , quando descobri que uma dessas referidas senhoras até é familiar da sua Vice Presidente!

Depois pensei com muito mais clareza e paz de espírito e percebi que o senhor jamais poderia deixar tal situação acontecer, até porque sei que prima pela justiça, honestidade e seriedade. Concerteza que deve haver algum equívoco no meio disto tudo.

Desde já agradecendo pela atenção que se dignou a dispensar a este atento cidadão

Sem outro assunto, despeço-me com a mais elevada consideração e estima


a Alma de Todos Nós

E se pudessemos legendar esta fotografia? - Parte II

Clique na imagem e descubra a resposta

Fátima Felgueiras e outros que tal…a Justiça que temos para alguns…


Fátima Felgueiras diz não ter nada de que se “arrepender” (é preciso lata) e estar de “consciência tranquila” (só se for com o Diabo).


Assustam-me as posturas dos senhores que fazem e ditam as leis neste país. Os dirigentes políticos e os eleitos por todos nós para cargos de governação, seja autárquica, como parlamentar, podem ter os nomes surrados, com registos conspurcados, conseguem sempre sair de uma forma elegante de todos os processos. Algo que não que não acontece com quem trabalha honestamente. À menor suspeita de divida ou algo menor, será de imediato apontado o dedo e responder por isso. Será por sermos filhos de um Deus menor, ou é só a injustiça deste País? Porque esta "senhora" abalou do país viveu bem onde esteve, como se tudo o que fez fosse em prol do povo, como a salvadora do povo, quando quem se salvava era ela numa boa vida. E quando voltou foi recebida como um semideus, será que já não existe decência nas pessoas…mas enfim, ou as coisas mudam ou qualquer dia comprometemo-nos a ser administrados por uma corja de ladrões e corruptos…

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

E se pudessemos legendar esta fotografia?

Eu diria que...

A Crise Financeira


A crise financeira mundial que se avista à nossa frente com manchetes intimidadoras em todos os noticiários tem uma causa muito simples: A falta de liquidez no mercado. Traduzindo em miúdos, falta de dinheiro.
Existem duas economias paralelas. Aquela que todos conhecemos, onde recebemos o nosso salário final do mês, pagamos as nossas contas, compramos alguns produtos para a nossa subsistência, eventualmente alguns bens de consumo duráveis e por aí...
Mas também existe uma economia virtual, aquela dos investidores e dos banqueiros, onde o dinheiro não é de verdade, mas electrónico e fica saltando de galho em galho, procurando a melhor rentabilidade.
O que aconteceria se eu, tu, o vizinho e o vizinho do teu vizinho, fossemos aos bancos aos mesmo tempo levantar todo o saldo das nossas contas bancárias? Certamente o banco não teria caixa para deixar levantar todos os depósitos dos seus clientes de uma só vez.
Isso ocorre porque os bancos não nos emprestam dinheiro de verdade quando fazemos um financiamento. Eles simplesmente digitam alguns dados num terminal de computador e o crédito aparece como num passe de magia na nossa conta.
Quando vários investidores e especuladores resolvem ao mesmo tempo "realizar" os seus lucros obtidos através de especulação, adquirindo propriedades na economia real, instaura-se uma crise de liquidez.
Percebe-se então que não existe, todo aquele dinheiro virtual que circulava entre os bancos, que passam a desconfiar uns dos outros, culminando numa crise de confiança.
No início, a imprensa americana tentou atirar a culpa dessa crise nos mutuários do sistema de financiamento habitacional nos Estados Unidos, mas convenhamos, era preciso muito mais que uma centena de formiguinhas caloteiras para gerar uma crise desta proporção.
Mas quem vai pagar certamente será o Zé Povinho...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Breda e Parque Urbano da Mealhada...




Breda Marques, com falta de audiência no seu blog, transcreve para a página de opinião do MM, os Post’s do seu blog.
De novo só traz o Parque Urbano da Cidade da Mealhada, que a meu ver deu a mão à palmatória ao considerar que está a ser feito um excelente trabalho, reconhecendo que a Mealhada vai ficar com excelente equipamento.
Poderia ele, dizer algo em contrario?
Não, digo eu e diz a maioria da população da Mealhada, como do concelho, porque mesmo por fora das redes se vê que o que está a ser feito, é qualquer coisa de grandioso, e muitas pessoas já viram o projecto, por isso sabiam de antemão que a Mealhada iria ficar a ganhar, por muito que custe alguns do PSD!
Mas, é bom ouvir do Breda, o reconhecimento de que o trabalho é válido.

O Pároco da Mealhada…O Serviço Social da Mealhada!


O pároco da Mealhada, fala de assunto delicado, a prostituição, sem dar grandes respostas, mas um tema que o preocupa, e a todos nós, o qual já abordou com alguém, embora não diga quem.
Mas, o importante é que a Mealhada vive esse flagelo e o pároco está atento, embora não tenha meios para o combater, mas fala em respostas no campo social para tentar resolver o problema, ou ser minorado.
Ora, temos um gabinete de apoio social da câmara da Mealhada, para que serve?
Julgo que para tentar resolver estes problemas e outros de cariz social, não?
Ou será, para estarem dentro do gabinete à espera do salário do mês!
Se assim é estamos muito mal servidos, embora por conhecimento de causa, não para mim é claro, tenha detectado que este gabinete funciona, a muito esforço e mal!
É pena, que se paguem salários a três técnicos de serviço social, para que certos problemas de cariz social sejam muitas das vezes resolvidos por terceiros, por falta de interesse ou inaptidão do mesmo. (Gabinete)
Cogito que, estes técnicos em vez de passarem o dia dentro de um gabinete, com uma insensibilidade muito própria, deveriam sim, sair para o terreno mesmo que para isso tivessem de sujar os sapatos, porque só assim se pode ser um bom técnico de serviço social, é preciso gostar do que se faz e não gostar de levar o dinheiro ao final do mês!...
Talvez assim alguns dos problemas que nos afligem diariamente fossem resolvidos, ou encaminhados para os locais certos, digo eu que sou leigo, mas tenho opinião!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Para Pensarem, que nem tudo o que se diz é Mentira…


Nós, os seres humanos, temos um poder que nos impõe estabelecer relações entre as pessoas, mas quando ficamos parados, atacam-nos. Reconheço que muitas vezes sou atacado porque permaneço parado, nem sempre detecto o movimento, e isso acaba por me ser fatal. Sou humano, quase sempre penso que as pessoas na sua maioria são correctas. Na adolescência aprendi a perceber os movimentos; desde o colega ao lado, tossindo disfarçadamente, até à intensidade da dor quando a professora levantava a régua. Hoje, já mais velho, uso a auscultação para diferenciar as várias nuances da vida, apesar de reconhecer que é preciso um “BERRO” para compreender que esta vida está embebida de gente falsa, que não vale nada.Vou começar a fazer o exercício da sensibilidade para tornar possível que me compreendam que sou um ser normal.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Crise? Qual crise?

Notícia do DN do dia 05/10/2008:

“As vendas de automóveis em Portugal cresceram 4,1% em Setembro, face ao mesmo período do ano passado, num total de 17 884 veículos ligeiros. (…) Em portugal, já se venderam este ano dez Ferrari, sete Bentley e 177 Porsche”.

Se calhar, afinal, a gasolina e o gasóleo estão mas é baratos!…

Com a devida vénia ao "Coiso"

Desanuviar para continuar...



Apeteceu-me , desculpem! É para não pensar muito a sério na relação deste Hugo Chávez com o nosso Primeiro!

OS Mafiosos dos Combustíveis...


Primeiro as suspeitas, agora a confirmação. Os principais operadores no mercado nacional de combustíveis - Galp Energia, BP e Repsol -, a par de outros, concertam mesmo entre si os preços que cobram, depois, aos consumidores finais, em cada uma das suas redes de estações de serviço.

Olhando bem tudo o que se tem passado à volta deste assunto, não me espanta que a Autoridade da Concorrência seja acusada de eficácia dúbia. Penso que a maior parte dos cidadãos chegou a essa conclusão à muito tempo. Agora com do consistência do estudo do ACP, quero ver o andamento político de toda esta vergonha. Será que irá ter alguma consequência? Penso que não, pois o "lobie" é muito poderoso e contra grandes males só grandes remédios. Mas temos de ter força, se não for o poder politico, a fazer algo, teremos de ser nós, só precisamos de lutar contra estes Tubarões Mafiosos!

domingo, 5 de outubro de 2008

A RAZÃO DA AUSÊNCIA DO ENGº ANTÓNIO FRANCO (PS) E DE JOÃO PERES (PSD)








Como deverão ter reparado, este blogue resolveu pôr à disposição da digníssima blogosfera a votação sobre quem deverá ocupar o lugar na Câmara Municipal de Mealhada, no que respeita aos representates de cada partido, como de cada partido em si.

Queremos esclarecer apenas uma situação. Duas pessoas não compõem o leque das propostas para cada um dos partidos. O primeiro, foi a exclusão o Engº António Jorge Franco, porque julgamos que é um extraterrestre que veio de Arganil para o Gabinete Técnico Local da Mealhada e a partir daí, sempre com a benção do Dr. Marqueiro, lá foi subindo até decidir que era "interessante" filiar-se no partido socialista para chegar à vereação da Câmara. Feitos para e pela Mealhada: nenhuns! Nem sequer é um filho da terra para gostar dela o suficiente para a representar. Para além do mais, é o tipo mais arrogante da Câmara Municipal. Com o seu ar de "anjinho papudo", lá vai subindo na carreira.


Quanto ao outro cavalheiro que decidimos excluir, agora do partido social democrata, é o Sr. Peres. O tal que é tal e qual como o arroz doce, está em todo lado! Ele é ACB, ele é CCA, ele é Misericórdia, ele é Hospital da Misericórdia.... ele é o tipo mais absolutista que conheço. Quanto a créditos no seu perfil: quer mais um tacho. Capacidades: equivalentes às da era do Paleolítico ( sem a capacidade ainda de saber lascar a pedra).

Ainda sobre Marqueiro




Há cerca de um ano atrás, esta era a posição do Dr. Marqueiro:


É hipótese ser novamente candidato à Câmara?


Em política não se deve dizer nunca. Acho que o PS, neste momento, está muito bem. Tem um conjunto grande de possíveis candidatos: tem o actual presidente, a senhora vice-presidente, tem António Jorge Franco, que é vereador, é um jovem e que podia ser bom presidente, tem José Calhoa, que é um homem já com experiência autárquica, antigo presidente da Junta de Freguesia, mas tem também a engenheira Arminda Martins, que está na Assembleia Municipal, Júlio Penetra, que tem capacidade, intelecto e capacidade de liderança, José Miguel Felgueiras, que já é director de departamento na Câmara, onde trabalha, com conhecimentos aprofundados em matéria autárquica, tem muitos militantes na JS. Portanto, o PS tem uma quantidade de quadros que poderão assegurar bons executivos no futuro.


Acha que, em 2009, pode dar-se o caso de termos um novo conflito entre marqueiristas e cabralistas?

Não. Carlos Cabral contou sempre com o meu apoio nas eleições. Candidatou-se em 2001 e teve o meu apoio e de que maneira! Eu fui candidato à Assembleia Municipal. Candidatou-se em 2005 e eu voltei a estar ao lado dele. Fiz campanha nas ruas, fiz tudo o que podia para o PS ser o vencedor. Um cenário de conflito não vai voltar a acontecer. Primeiro porque se ele for candidato, estarei ao lado dele. Se, hipoteticamente, eu fosse candidato, sei que ele estaria ao meu lado.

Mas, na escala de preferências, releva a eventual vontade do actual presidente em continuar?

Eu não sei em que posição vai chegar o actual executivo a seis meses das eleições. Imagine que fazemos uma sondagem e o resultado é negativo. Carlos Cabral foi candidato em 2001 porque tinha as melhores sondagens. Fez-se uma sondagem, foi ponderada a candidatura dele e a de Odete Isabel. Se calhar também não se sabe isso. Foi feita uma sondagem, com cerca de mil e quinhentas chamadas telefónicas. Carlos Cabral ganhou essa sondagem, com vantagem, sobre Odete Isabel. E vou dizer, pela primeira vez em público, que, se Odete Isabel fosse candidata pelo PS, também teria ganhado as eleições. Em 2005, Carlos Cabral voltou a ser candidato e teve uma boa sondagem, apesar de não se perspectivar, de maneira nenhuma, a derrota na freguesia da Mealhada.


A poucos meses vai decidir-se então qual dos dois se vai candidatar?

Com certeza. Porque há uma coisa que é evidente: se a comissão política escolher Carlos Cabral, não tenha dúvidas, só há duas opções para os socialistas: ou apoiam ou saem. A nossa obrigação é estar junto ao militante que a maioria dos outros militantes do PS vai escolher. Se houver dúvidas quanto isso, poderemos repetir a velha técnica que usámos em 2001. Fez-se um referendo e Cabral ganhou sem dúvida nenhuma. Ninguém fez batotas. Foi fiscalizado pelos órgãos nacionais do partido. A camarada Odete Isabel que me desculpe, mas ele ganhou e não é, como já ouvi dizer, nenhum usurpador!
A qualidade da oposição melhorou. Tem mais garra, é mais actuante.

(in Jornal da Mealhada, 30 de Maio de 2007)

sábado, 4 de outubro de 2008

A triste figura de Marqueiro...


Mas também tido discordâncias...“Quando se tratou deste problema todo à volta do Hospital da Misericórdia, eu disse que a Câmara Municipal poderia ter estudado a possibilidade de fazer do Hospital a âncora de uma eventual política pública municipal de saúde. Eu teria feito isso. Eu tenho a convicção de que aquilo era uma oportunidade. Como oportunidade, teria que ser estudada. Ver os custos financeiros, analisar a gestão do hospital, e a possibilidade de fazer uma parceria com a Misericórdia e uma negociação com o Ministério”.

Marqueiro, mostra que tem cumplicidades com Peres, é ver a resposta dada a um jornalista, sobre as discordâncias com a câmara.
Este senhor é um político nato, cheio de interesses e junta-se a uma misericórdia, que de misericórdia não tem nada, não ser o poder de extorquir dinheiro aos mais necessitados!
Perigoso quando dois pontos se unem!...
Triste figura a de Marqueiro, quando defende interesses privados com dinheiros públicos.
Será socialista?

As desculpas da Filomena...


Na última Reunião da Assembleia Municipal, Arminda Martins, na qualidade de membro da mesma, levou à reunião uma suposta queixa duma mãe, alegando que a escola de Antes teria aberto sem a existência de um único consumível. Ora bem, no entender da Dra. Filomena Pinheiro, esta situação foi entendida como inoportuna, informando que existem lugares próprios para tal assunto ser discutido, e que lamenta " que as pessoas neste concelho olhem para os buracos e não olhem para as obras", que segundo ela é uma excelente escola. E eu pergunto: a senhora saberá onde é que essas questões se discutem, uma vez que parece que no tal "sitio certo", elas não ficaram resolvidas? E só mais uma questãozinha: estando ela no pelouro da educação não tem grandes responsabilidades sobre isto? Eu sei, eu sei... deve andar mais preocupada com os fait-divers exibicionistas que tanto gosta e que lhe dão um certo "status".


Esta mulher é intragável! Tem uma enorme falta de personalidade, mas numa coisa tenho que dar a mão à palmatória, no que toca a ser politica, é um verdadeiro animal, sabe como ninguém enrolar toda a gente... quase toda! A boa samaritana que faz tudo e não faz nada!




Cara senhora, quando o burro não aguenta com a carga, arreia! Faça o mesmo! Deixe quem sabe e tem disponibilidade trabalhar!

Carlos Marques saltou do ninho



Com a devida vénia ao blogue amoteluso.blogspot.com
aqui fica maisuma pérola do PSD - Mealhada. Este post com data de 18/02/2008, mas sempre actual! Vejam como vocês se degladiam! É maravilhoso poder assistir a tudo isto em directo e a cores e sem ter que pagar nada, não acham?

Carlos Marques presidia a um ninho construído à medida e ao gosto de Breda Marques e que por imposição legal e apenas por imposição legal, este teve de abdicar.
Ao assumir a liderança e ao apostar na continuidade, investiu num ninho que lhe dava abrigo, mas que nunca sentiu como seu e onde nunca se sentiu à vontade.Ao demitir-se, Carlos Marques saltou do ninho. E para já tem-se fartado de bater as asas. Resta-nos saber se aprendeu a voar ou se vai estatelar-se no chão.

MAS FALANDO DE COISAS BEM MAIS IMPORTANTES!

Novo simbolo do Benfica desde o fim de semana passado

BENFICA DERROTA CAMORRA


Foi limpinho, apesar da sujidade das ruas de Nápoles.
A Camorra não se entende com as autoridades e não limpa as ruas napolitanas, mas o Benfica limpou-lhes o sarampo, com dois belos golos à moda antiga.

E à moda antiga é com a bola a mexer - nada dessas mariquices de golos de bola parada, que é algo que nunca hei-de entender: como é que a bola entra na baliza, se está parada?!
O Reyes e o Nuno Gomes mostraram que, cada vez mais, este Benfica se está a aproximar do “meu” Benfica.

Pena a guerra entre operadores ou lá como se chamam os gajos que nos prestam o serviço televisivo. Os ladrões da Sport TV versus os ladrões do Meo.

Resultado: ouvi o relato na TSF e fiz de conta que vi o jogo, aos soluços, em http//:estadiovirtual.sapo.pt.

A maior parte do jogo, os jogadores pareciam acometidos de espasmos epileptiformes e a bola ficava congelada a meio campo durante mais de dez minutos, enquanto o tipo da TSF gritava “Goooooolo”!…

Não vi nenhum dos golos em directo. Mesmo as repetições pareciam retiradas de um mau jogo do Spectrum.
Mau serviço do Sapo.
Não admira. O Sapo é verde… não se pode dar bem com o Benfica…


sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Homem que idolatra o Caeser

O homem que tantas vezes defende Carvalheira dos opositores dentro do seu próprio partido, é esta personalidade da fotografia. Ele que tanto critica o Breda e os seus amigos e no fundo apoia aquele que é considerado por muitos pela maior nódoa do partido social democrata da Mealhada. É lógico que todos temos o direito a mudar de opinião, de discordarmos de algumas acções dos nossos partidos, mas passar do 8 ao 80, já é demasiada inconsistência ideológica. O Sr. César Carvalheira, é um homem que tem provado ao longo dos anos uma enorme sede de poder e se o não conseguiu com o PS, porque não obtê-lo por conta própria no PSD?

É assim que julgam tirar o PS do poleiro da Câmara? Mostrando estas aves raras como opção ao povo da Mealhada? Desculpem-me, mas estão a subestimar os vossos conterrâneos. Párem lá com a guerra interna, sentem-se à mesa e discutam os pontos de vista, e depois, só depois apareçam nos blogues, mas de forma concertada.

Quanto a si, Dr. António Miguel Ferreira, penso que o curso que tirou deveria dar-lhe mais capacidade de julgar a realidade, o mesmo não se podendo exigir a um tipo que deve ter aproveitado as novas oportunidades, para saber escrever sem erros.
Olhe e que tal já agora também apresentar-se como candidato à Câmara? Sempre era mais um no meio de tantas tentativas frustradas! Ou fez algum pacto com o César? Palavra de honra, o que é que vê nele?
Vejo que na foto já rói as unhas. É sintoma de nervos, ou de arrependimento?









Únicos?


Cada um é um ser ímpar, mas não somos os únicos.

A sede de domínio e protagonismo podem figurar em qualquer lugar e há certos campos que os potenciam.
Toda esta atmosfera de crise, do preço do petróleo num sobe e desce, os pulos das taxas de juro, às oscilações da bolsa, às condições desesperantes e desesperadas dos mais necessitados, traz consigo uma sensação de que é algo que atinge a todos, mais a uns que a outros, mas estamos todos no mesmo barco. Fico perdido no meio dos números e não consigo deixar de me enraivecer com o inconveniente do luxo e da opulência de algumas vidas. Pergunto-me sobre as opções económicas que exceptuam o lucro indecoroso que não origina desenvolvimento, e os que são “mortos” porque não têm meios para superar o dia-a-dia.

Somos, realmente, únicos, mas, quando nos achamos “os únicos” aferrolhamo-nos, e toda a auto-suficiência acaba por exterminar.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Luso e Orbitur...




A “Orbitur”, diz que vai deixar a concessão do parque de campismo do Luso.
Porque será?
Será, porque não tem clientes suficientes?
Será, só devido há falta de uma piscina?
Não será, porque o termalismo não se coaduna muito com campismo? Talvez seja, talvez não, mas, a Orbitur querer ter uma piscina, em troca de 20 anos de concessão, parece-me muito.
Então, porque não deixa-los ir…e não ser a própria câmara a explorar o parque de campismo, tantos são os parques de campismo por este País fora que são municipais. Parques, com excelentes qualidades, melhores que os explorados pela Orbitur, se houver necessidade, porque não fazer a piscina, será sempre uma mais valia. Aí a Câmara não está forçada a nenhuma concessão de décadas.
Porque pensando bem as empresas querem lucro, e está correcto mas não pode ser a qualquer preço, o parque é do município, não da Orbitur, agora pede-se é que a Câmara que tome uma atitude, porque não se deve destruir um investimento turístico só porque alguém se vai embora, só faz falta quem cá está…
O Luso e concelho precisam do parque de campismo!
Um concelho é grande quanto maior forem as estruturas para captar gente, com para criar bem-estar aos seus Munícipes.

O tema de Ferreira leite...


Manuela Ferreira Leite disse ser essencial ouvir Cavaco sobre Kosovo.

Este é que é um assunto de vital importância para a vida da nação. Ainda bem que a Sr.ª acordou e vem tomar posição sobre alguma coisa. E logo em matéria tão sensível e relevante para a vida dos portugueses. Na falta de temas mais importantes, pois vejamos o que a Sr.ª tem a dizer sobre o Kosovo. Sinceramente... com gente desta bem o Sócrates pode dormir descansado e sonhar com a maioria absoluta. Até eu sonhava.
Porque na volta não é sonho, é realidade!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A capaciade de mudar!


O passado não é esquecido mas o presente e o futuro são mais importantes.

O que aconteceu não tem de encarcerar o que pode acontecer.
Porque há a verdade de quem acredita e a cumpre ou enaltece constantemente a aparência, mas também a verdade de quem tem dúvidas e ama, ainda que imperfeitamente, e à custa disso, experimentando derrotas. A verdade sem amor é um corpo sem alma.

No fundo, a verdade não é um facto, ou uma situação. Pode ser a explicação lógica de um processo mas, no fim, creio que ela é uma pessoa.
Do dizer ao fazer vai um caminho que nem sempre é célere ou directo.

É verdade que podemos ter pensamentos medonhos?
É verdade que fizemos coisas mal feitas? Sim, mas não temos sempre a capacidade de mudar?

ORGANIGRAMA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MEALHADA




Este é o organigrama da Câmara Municipal da Mealhada. Até aqui tudo bem. Só estou com uma enorme dificuldade a encaixar os nomes das pessoas que correspondem aos cargos, senão vejamos:
Presidente: Cabral ou Filomena?
Eu até nem antipatizo com o homem, mas esta mulher parece a Dama de Ferro. Tem a mania que é má e intocável... She's so wrong!!!!





MUDAR DE VIDA


Ora aí está finalmente um político que aproveita as derrotas para pensar responsavelmente pelo seu futuro. "mudar de vida", o livro de Marques Mendes revela o seu bom senso. Quando só se sabe fazer merda na política, o melhor mesmo é mudar de vida! Pena que outros não pensem assim.

Enganam-se aqueles que me vão acusar de ainda não ter lido o livro e estar a falar nele, mas a verdade é que eu não perco o tempo a ler o que não interessa a ninguém e muito menos que o minorca do Mendes me venha dizer quais os caminhos a tomar para um país mais ético, justo e competitivo.

Ele sabe-o? Então porque é que desistiu de lutar por ele e se retirou pela "calada da noite" e agora prefere explicar na escrita como isso se faz, se já falhou na prática!?

Bem, a minha última esperança é que esse livro seja só um manual para explicar aos colegas do PSD, sobretudo da Mealhada que caminhos deveriam tomar. Ou em última análise, para oferecer ao seu amigo intimo Breda Marques, para ver se ele pára de fazer cagada atrás de cagada e aprende a ser político!


César Carvalheira, mais uma vez ao seu melhor nível!?




Quem escreveu a opinião de César carvalheira no “Mealhada Moderna”?
Ele não foi, com toda a certeza, não revela nem nunca revelou grande inteligência para discursar quanto mais para escrever. Não ser que ande a frequentar um “Centro de Novas Oportunidades”, cursos criados pelo seu rival político Sócrates, mas que lhe faria um jeitão, ou está afazer…
Mas mesmo escrito por outro nada diz, a não ser que quem não trabalha na Mealhada, não sabe nada da terra, grande monstruosidade, julgo que ninguém teve tanta ousadia, se não vejamos não havendo emprego na Mealhada, fica-se desempregado? Ou trabalha fora e então não se opina sobre a Mealhada.
Esquece-se César que essas pessoas que trabalham fora do Concelho, trazem riqueza para o mesmo, nos impostos, nas compras etc.
Mais, César conhece os cantos todos do concelho, fala com todos, está atento aos seus problemas, estranho sempre o vi muito tempo fora do concelho, para se tentar “amanhar”, agora está mais por dentro, mas novamente para se “amanhar” a ele e outros tantos como ele e penso que não preciso de citar nomes porque são os mesmos de sempre, que estão e estiveram, como ele diz nas associações, que ele sempre esteve, não para servir, mas, porque lhe dava um certo jeitinho para…
Será que o PSD, já analisou bem quem tem à frente do partido!

Será culpa nossa?


Neste país, só os mais pobres estão inocentes, porque a força das circunstâncias a isso os obriga. Os outros conhecem sempre alguém que faz um jeitinho para olear a engrenagem. Há jeitinhos para tudo, seja para aprovar urbanizações , seja para, num abrir e fechar de olhos, substituir centenas de sobreiros por um campo de golfe, seja para uns tantos empregos a quem mais lhe convier. Os autarcas deste regime e do outro sempre usaram os empregos, para pagar favores (jeitinhos).

É o que todos fazem, sempre fizeram e hão-de arranjar maneira de continuar a fazer. A culpa não é deste ou daquele presidente de câmara. É de todos nós, mas fazemos de conta que não é de ninguém.

Está-nos na massa do sangue. Por isso também fazemos de conta que nos escandalizamos quando alguém mija fora do penico e expõe a porcaria na praça pública.
É o que está acontecer na Câmara Municipal de Mealhada e noutras por este país fora: os que mais se escandalizam são os menos inocentes...