sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Reflexões: Mealhada e PSD!... Os Lobbies...

A ratoeira
O manhoso

As minhas reflexões sobre o PSD Mealhada:

Os lobbies tornaram-se Vírus e Bactérias perigosas para o concelho da Mealhada, senão vejam em jeito de conclusão: Peres apoia Carvalheira (PSD), como Marqueiro (PS), isto porque todos os seus propósitos serão realizáveis com a câmara na mão de um ou de outro.
Todos são contra Cabral, e porquê?
Porque é o presidente de câmara actual, que não pactua com joguinhos menos limpos.
Podemos discordar de muita coisa feita pelo executivo, ou "não feita", ou planeada para executar, mas uma coisa é certa, é serio como politico, e isto já dizia Messias Candal, o mesmo não posso dizer dos outros vereadores do PS e do PSD.
Embora tenha uma certeza, a lista de vereadores do PSD que se encontra em exercício é talvez a melhor desde o 25 de Abril de 1974. Pena é que os senhores lobbies desta comissão politica (PSD) não pensem assim.
O PSD Mealhada sofre de uma doença auto-imune onde os antigos líderes (e outros que gostariam de ser, e por isso dedicam-se com afinco aos seus ilustres militantes, meio privilegiado de chegar ao poder, como toda a gente sabe) atacam desapiedadamente a actual comissão politica, substituindo-se à oposição (o quadro apresenta as bactérias e vírus manhosos, que de tão pequeninos que são apenas se manifestam como pontos esbranquiçados). Estas doenças são muito maléficas, por vezes fatais...
Nesta metáfora do estado do PSD Mealhada, António Miguel Ferreira está na pele de um vírus maléfico, Breda Marques, João Pires, Carlos Marques são simpáticos anti- vírus e Peres é um bactéria mortal, manhosa . Os pequenotes são o sangue do PSD Mealhada. As imagens dos diferentes vírus e bactérias foram tiradas com microscópio electrónico de varrimento.

Desculpem a ironia mas, depois de saber que César Carvalheira é mais um dos ilustres que se dispõe a liderar no PSD Mealhada a enfrentar Cabral ou Marqueiro em 2009, por momentos achei que também um activista de sofá se poderia candidatar. No fundo, o que é preciso para se apresentar como candidato do PSD Mealhada?
Chama-se a comunicação social e pronto, está feita uma candidatura? Bem, aplauda-se a forte democracia interna que o PSD Mealhada demonstra possuir. Ou será que esta multiplicação de candidaturas apenas demonstra a total desorientação em que se encontra o partido? Hum… Deixem-me pensar… Um segundo… Ok, acho que me inclino mais para a segunda hipótese.

Uma candidatura de João Pires parece pouco provável. Estranho seria se o professor quisesse abandonar a sua confortável posição de vereador ausente, para se sujar com a luta política, ainda por cima tendo em conta as fracas possibilidades de êxito em 2009 (embora talvez fosse o melhor candidato do PSD). Quanto a Breda, tenho dúvidas que as bases do PSD Mealhada queiram novamente entregar o destino do partido a um vereador (embora tenha conseguido um óptimo resultado nas ultimas eleições). Neste contexto, Carvalheira parece ser a hipótese com maior viabilidade. Reúne muitos consensos entre os barões do partido e, estranhamento ou não, agrada a uma larga fatia dos lobbies mealhadenses.
O problema é que, com espectáculos que se fazem na blogosfera, Carvalheira arrasta tudo o que está à sua volta. Em primeiro lugar, todo o PSD Mealhada. Sempre que aparece a contradizer-se, o cidadão comum pensa “lá estão eles”, “do PSD”, a “dizerem mal uns dos outros”, preocupados “com o poleiro” em vez “da Mealhada ”. O PS agradece, e o PSD, todo o PSD, perde credibilidade por causa do espalhafato de Carvalheira e António Miguel Ferreira (este é mais conhecido como incendiário, o pernicioso, ataca tudo e todos na espera de se lhe abra uma porta, janela ou…).
Mas se o PS agradece, faz mal. Pois quando Carvalheira abre a boca, dizendo hoje o contrário do que disse ontem, que por sua vez era o inverso do que dizia há dois dias, não é apenas o PSD fica mal na fotografia, porque tem Marqueiro (o homem que abandonou a câmara quando era presidente da mesma, para ir para a AR, procurando mais mordomias e dinheiro…), que também faz mesmo para com Cabral na ânsia de poder ajudar Peres e outros como tal. São os lobbies mealhadenses!
Sempre que Miguel Ferreira surge com os seus malabarismos, o cidadão comum perde um pouco mais da já diminuta paciência que tem para “os políticos”. E é todo o concelho que perde, são todos os cidadãos que pagam, pois a erosão da credibilidade da classe política significa a erosão das condições necessárias à realização dos projectos necessários ao concelho, caso alguém venha a ter vontade de promovê-los.
A Mealhada tem de ter muito cuidado. Mesmo muito! Andam aí muitos pseudo políticos, só com o objectivo de se servir e não de servir a causa pública.
Desconfortante, mas é!
Mas há gente que se vende por qualquer preço, como se a politica tivesse preço!
Por isso tenho medo dos políticos. Aprendi com Maquiavel que, em matéria de poder, não importam os meios desde que os fins sejam atingidos. Tenho medo porque, passados tantos séculos depois de Maquiavel, muitos políticos continuam a pensar exactamente assim. Não entraram nas esferas da ética, mantiveram-se como galanteadores, fazedores de conchavos aos quais nunca temos acesso.
Os pactos políticos vão muito além das coligações que assistimos há pouco tempo nas combinações partidárias. Os maiores acordos acontecem na calada da noite, atrás de copos de Whisky, com palavras ditas em baixo tom para que ninguém perceba. Sempre envolvem questões de dinheiro, de proteccionismo, de compadres, de ganhos pessoais. De vez em quando ainda se colocam mulheres no meio dos negócios e há quem registe sordidamente os encontros para futuras chantagens.
Enfim !...

5 comentários:

Pedro Costa disse...

Hoje há plenário.
Tá-se mesmo a ver.

Anónimo disse...

Tiro o chapéu a Peres. Conquistou a Santa Casa, com trabalho, uma vez que preparou com tempo e nas costas, do ex provedor, a sua candidatura. E de repente meteu à força dezenas de irmãos. Que lhe são fiéis até porque muitos arranjaram lá emprego.
No PS mantém ao longo dos anos uma relação quase sanguinia com Marqueiro. Desde sociedades que constituiram formais e informais sempre se ajudaram mutuamente. Para não falar nas candidaturas que o Marqueiro teve e com quem sempre contou.
No PSD está como nunca. Tem em Carvalheira o parceiro ideal. Peres representa para Carvalheira um pai ou um irmão que lhe dá a mão sempre que precisa. Carvalheira representa para o Peres um instrumento que serve os seus interesses. É obediente e cai em todas as ratoeiras que lhe prepara e nem dá por elas.
Peres domina com mão de ferro.

Anónimo disse...

É a pouca vergonha na Mealhada!
Uns quantos que se dedicam ao “croché” de rouba aqui e põe ali, como se santos fossem!...
Mais parecem uma seita de maus feitores, que proclamam bem feitorias.
Coitados dos que acreditam na sua abnegação, ao poder em nome das causas publicas.
Porque estão enganados, estes “homens” movem-se no lodo com o pensamento no proveito próprio, como a máfia siciliana…

Anónimo disse...

Mealhada a saque! Sim é verdade, PERES é, el comandante. O Tó Miguel, o impulsionador da comandita, como não sabe fazer mais nada, tenta crescer como mafioso...ou já é?
Tinha-me esquecido é mesmo mafioso, por isso tanto acusa o Calhoa...

Anónimo disse...

Esta não percebi.
Quem se atreve a denunciar um mafioso é também mafioso?