terça-feira, 18 de novembro de 2008

PRÉMIO: "UMA DEMOCRATA CONVICTA"



A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, perguntou esta terça-feira se "não é bom haver seis meses sem democracia" para "pôr tudo na ordem", a propósito da reforma do sistema de justiça.

No final de um almoço promovido pela Câmara de Comércio Luso-Americana, Manuela Ferreira Leite elegeu a reforma do sistema de justiça "como primeira prioridade" para ajudar as empresas portuguesas.

Questionada sobre o que faria para melhorar o sistema de justiça, a presidente do PSD demarcou-se da atitude do primeiro-ministro, José Sócrates, que "na tomada de posse anunciou como grande medida reduzir as férias do juiz".

Defendendo a ideia de que não se deve tentar fazer reformas contra as classes profissionais, Manuela Ferreira Leite declarou: "Eu não acredito em reformas, quando se está em democracia..." -- fazendo nessa altura uma pausa e deixando a frase por concluir.
"Quando não se está em democracia é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se", observou em seguida a presidente do PSD, acrescentando:
"E até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia".
"Agora, em democracia efectivamente não se pode hostilizar uma classe profissional para de seguida ter a opinião pública contra essa classe profissional e então depois entrar a reformar -- porque nessa altura estão eles todos contra. Não é possível fazer uma reforma da justiça sem os juízes, fazer uma reforma da saúde sem os médicos",
completou Manuela Ferreira Leite.
A presidente do PSD disse que a última coisa que faria num discurso de posse como primeira-ministra seria "atacar fosse quem fosse" e acusou o Governo de ter falhado as reformas da educação, saúde, Administração Pública e justiça.
"Qualquer político que pretenda alterar um sistema não o pode fazer contra esse sistema. Portanto, eu acho que estão arrumadas, no mau sentido, as reformas da educação, saúde, Administração Pública, justiça. Fizeram-se umas coisitas, mas não é a reforma", considerou.
A presidente do PSD apenas respondeu à primeira questão, sobre o ministro da Agricultura, Jaime Silva, dizendo que mantém todas as críticas que fez à política agrícola do Governo: "Não retiro uma vírgula àquilo que disse".
IN: JN 18/11/2008

4 comentários:

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho considerou esta terça-feira que a presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, "corrigirá com certeza as suas afirmações" sobre a democracia porque "não pode ter querido dizer aquilo que disse".

"Tenho a certeza que a dra. Ferreira Leite não deixará de corrigir com rapidez o que não pode ter querido dizer", acrescentou o ex-candidato à liderança do PSD, que foi derrotado por Manuela Ferreira Leite nas directas de 31 de Maio.

ENFIM!

Anónimo disse...

Mais um a aproveitar-se.

Egídio Peixoto disse...

A Sr. Manuela Ferreira Leite vai fazendo política – envergonhando-se a si, embaraçando Belém (Cavaco em particular) e frustrando todas as residuais expectativas que as bases do PSD ainda tinham na dita senhora.
Traduzindo: quer e não quer o investimento público, quer e não quer aumento do salário mínimo, quer e não quer imigração, e, agora, como se vê – de forma lamentavelmente original - quer e não quer a democracia - que julga-se melhor servida se a dita DEMOCRACIA for congelada por 6 meses - que é o tempo que Manuela Ferreira leite acha adequado para meter "tudo na ordem". Só faltou dizer: regressa Salazar, estás perdoado...
Isto revela os sentimentos duais de Ferreira leite, denuncia a sua duplicidade política em relação aos projectos para Portugal, é como se a sua personalidade sofresse uma divisão constante que a empurrasse simultaneamente para a planície e para o abismo. Em rigor, estamos diante uma mulher prisioneira de si.
Depois, se notar atentamente na sua face quando repetiu a expressão supra (inclusa na imagem), verificamos que uma boa parte do "EU" de Ferreira leite acredita piamente que o País só teria a ganhar se, por momentos, fosse possível governar Portugal com uma ditadura, seguindo o método que enunciou: quero, posso e mando.
Ora, todo este quadro clínico do dislate configura, naturalmente, um estudo de psicanálise. De resto, creio, será esse o seu contributo para a vida pública nacional: constituir-se em objecto de estudo para que psicanalistas do poder possam observar, estudar, investigar condutas atípicas do mundo da política, e aqui – também cairá essa outra personalidade perturbante – a que os experts designam por personalidade borderline – como é Alberto João Jardim da Madeira.
Porquê? A acção (leia-se, a estrutura da linguagem que Jacques Lacan diz estar intimamente ligada ao subconsciente, e nem poderia ser doutro modo!!!) – completamente disfuncionada de Manuela Ferreira leite – inscreve-se, desde logo, na sua fala, onde o inconsciente se manifesta de forma estrondosa, mediante actos falhados – que ela depois procura corrigir conforme pode e sabe. Só que hoje a sua fala foi grave de mais

Anónimo disse...

Trata-se de desdobramento patológico de personalidade.