sábado, 13 de dezembro de 2008

Orçamento 2009 - Mealhada


Não querendo ser advogado de defesa de ninguém, até porque nada tenho a ver com a politica, sinto-me com o à-vontade de poder fazer certos comentários tanto a favor de uns, como de outros.

Há dias lia no Blogue do Sr. Breda Marques, a posição que diz ter assumido perante a votação do orçamento da CMM para o ano de 2009. Logo nesse momento pensei: ou é suicida, ou é um homemde convicções. Preferi optar pela segunda, até porque os comentários que lhe foram dirigidos, tanto no seu blogue, como em muitos outros da Mealhada, incluindo este, me levaram a acreditar que ainda existe salvação no mundo!

Optei ainda por considerar que esta sua "ousadia", se deverá única e exclusivamente à vontade de fazer o melhor pelo seu concelho, porque não o vejo com outros interesses ocultos que o possam favorecer pessoalmente. Pelo contrário, se calhar até à custa de alguns dissabores pessoais.

Bem, neste momento devem estar a julgar que devo alguma coisa a este senhor. Não!
Eu passo a explicar: quando há dias se votava no parlamento, sobre a suspensão da avaliação dos professores e seis deputados do PS, nomeadamente, Manuel Alegre, Teresa Portugal, Matilde Sousa Franco, Eugénia Alho, Júlia Caré e João Bernardo, votaram a favor, mesmo sabendo que essa posição iria contra os interesses do partido que representam, eu achei isso um acto de coragem, de carácter e de verticalidade política. Porque razão não deverei achar o mesmo do Senhor Breda Marques?

O Dr. Manuel Alegre escreveu algo sobre isto, no qual me revejo inteiramente: “às vezes é preciso mais coragem para fazer a paz do que para fazer a guerra”.

Estarei assim tão errado? De qualquer modo, deixo aqui os meus parabéns ao Gonçalo Breda Marques pela sua atitude. Ainda prefiro continuar a acreditar nas pessoas.

16 comentários:

Anónimo disse...

Breda Marques revelou de facto muita coragem na votação do Orçamento. E nem se pense que perde alguma popularidade por isso, bem pelo contrário.
Só credibiliza um político ter convicções.
Estar sempre do contra só porque se é oposição é um erro.

Anónimo disse...

A Câmara reduziu os impostos, melhorou as taxas de execução e tem um Orçamento com mais 3 milhões de euros relativamente ao ano anterior. Obras para todas as freguesias, eleitoralista? Sem dúvida. E não é um suicidio estar contra?
O PSD vai optar na Assembleia por se abster. Posição muito cómoda mas reveladora de desnorte, de um partido sem rumo.
Breda esteve bem e concordo com a sua argumentação.
JJ

Xuxa Maluca disse...

Felicito o administrador do Mealhada Café pelo blog. Sou novo nestas andanças mas espero ter algum tempo para acompanhar os seus "passeios".
Relativamente a este tema concordo consigo. É mais dificil falar verdade do que ensaiar um caminho de demagogia e permanente intriga.
Breda Marques esteve muito bem uma vez que as suas maiores criticas ao executivo têm sido dissipadas ao longo dos anos. Também concordo que apesar de revelar maturidade as consequências no interior do partido podem ser aparentemente duras. Nesta fase claro. Mais tarde o ciclo pode correr-lhe de feição.
A maioria das oposições toma posições sem nunca perceber que um dia pode estar do outro lado e depois ter que recuar no que diz.
Este novo/velho PSD tem razões para não pensar que pode vir a estar do outro lado.

Anónimo disse...

Falou bem do Breda Marques retribui-lhe com um Link para o seu Blog. Que cortesia...

Anónimo disse...

Ainda há quem acredite no Pai Natal. "Fantástico, é maravilhoso perceber que afinal ainda há homens bons na terra". Bom, após a prosa poética, só falta a prosa de escárnio e mal-dizer, mas é claro que o ditado "quando não os consegues vencer, junta-te a eles" está perfeitamente aplicado no BM. Já o vejo na equipa do Marqueiro, e com jeitinho, fica com uma vereação daquelas que dão nome e fotos. mas não dão trabalho. Até porque, como dizia o camarada Esteves "trabahar para aquecer, mais vale morrer de frio".

Anónimo disse...

Pois pois...
Este erectus deve estar com medo que o Breda lhe tire o lugar.
O Breda não é candidato a nada. Está cansado de o afirmar. Mete mesmo medo este Breda. Ou ciumes claro.

Anónimo disse...

Posso até em certos aspectos discordar de Breda Marques na sua argumentação mas concordo que teve uma atitude de coragem a votar favoravelmente.

Anónimo disse...

Vou desvendar um segredo. O Breda Marques é o administrador deste Blog.

Professor Penetra disse...

Acha? Não me parece!

Anónimo disse...

Ectus... Peniser Ectus!

Claro BM, estou mesmo com medo que me roubes o lugar... a 3.875Km de distância...., hum.... não me parece.... será que queres mesmo vir para cá???? trabalhar nas vinhas das 7h às 18:30? de 2ª a domingo? com folga ao domingo de manhã? Até gostava de ver....

Gaius Germanicus disse...

O orçamento para 2009 apresenta mais 3 milhões de euros relativamente ao ano passado, mas o quadro de funcionários da Câmara subiu de 200 para 400. Logo vai haver duplicação de despesas com funcionários. Esses mesmo funcionários levarão a maior fatia do bolo orçamental - cerca de 5 milhões de euros - e, em consequência, serão reduzidas as verbas para investimento. As taxas de execução do Orçamento de 2009 só serão apuradas no final desse mesmo ano. Assim, a justificação de Breda Marques é descabida.

Em suma, a votação a favor do Orçamento de Breda Marques não tem nada de corajoso, mas tem muito de irresponsabilidade.

Ave Caesar

Anónimo disse...

Gaius Astrolopiteco como sabe ou devia saber a Câmara assumiu os lugares da área da educação como estava previsto na Lei mas ao mesmo tempo recebeu verbas para fazer face a esses pagamentos. As receitas também aumentaram. As Despesas de Investimento nada têm a ver com essas receitas.
Vamos ver como a sua comissão política vai votar.

Anónimo disse...

Vai votar da maneira mais fácil. Em branco. Nem peixe nem carne.

Anónimo disse...

Já agora pode dizer quais foram as taxas de execução do ano passado?
Mais de 90%, não sabe que houve uma grande evolução?
O seu partido reclamava quando não atingiam os 50% e agora quer criticar na mesma???

Anónimo disse...

A entrada de novos quadros para a Câmara veio acompanhada de receitas do mesmo valor.
Não seja demagogo Gaius Astrolopitecus.

Victor de Sousa disse...

O GAIUS É TENDENCIOSO!...
Não vê, ou não quer ver, por isso é que as oposições perdem a credibilidade.
Temos de ser mais racionais, não acha Gaius?
Com racionalidade se faz oposição, e se faz andar um concelho.
Tentando melhorar o que está menos bem, com ideias construtivas e não demagógicas…