segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Problema das pessoas é maiorias ou interesses?


A vida política portuguesa está dividida em dois campos, de um lado Sócrates a caminhar para a maioria absoluta e do outro todas as forças políticas, incluindo o riquíssimo eleitorado de Manuel Alegre, a espreitarem a possibilidade de a impedir para valorizar as respectivas minorias parlamentares.

Chegamos à situação caricata em que em vez de alcançarem uma maioria para governar a maioria das forças políticas esperam que o adversário não a consiga para que uma minoria possa governar fazendo parte de uma maioria. Isto é, os que são contra a maioria absoluta têm por maior ambição política serem capazes de transformar uma maioria simples nessa mesma maioria absoluta.

Sócrates, que já percebeu que Manuela Ferreira Leite será um desastre eleitoral, distancia-se do PSD, abrindo desta forma a porta a uma aliança com o PS de. Manuel Alegre, que deseja que Sócrates tenha uma maioria absoluta pois só assim, ele próprio tem protagonismo espera ter um mini grupo parlamentar que obrigue Sócrates a fazer uma aliança com próprio PS. Manuela Ferreira Leite continua a sua luta na esperança de Cavaco a levar ao poder se Sócrates não alcançar a maioria absoluta.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lista do PSD para a Assembleia Municipal
1 José Peres
2 João Peres
3 Manuel Jacinto
4 Carlos Pinheiro
5 Bruno Peres
6 Rui Frias
7 Santiago Melo
8 Carla Carvalheira
9 Antonio Pimenta

pirandello disse...

Sócrates apresentou na sua moção vários temas estruturantes para resolver a situação em que Portugal se encontra, a saber:
- Travar o desemprego galopante,
- Evitar a falência diária de centenas de micro e pequenas empresas,
- Obrigar os centros de novas oportunidades a serem efectivos locais de formação de pessoas para encararem com confiança a vida profissional,
- Adaptar as regras do mercado no pagamento a fornecedores do estado,
- etc, etc, etc.

Estou a brincar, não foi nada disto, mas serão estas as grandes opções no 4º ou 5º orçamento rectificativo deste ano. Importante, importante neste momento é pôr os portugueses a falar dos casamentos civis de pessoas do mesmo sexo (com que concordo). Isto sim, neste momento é estruturante.

Quanto à caminhada para a maioria absoluta não me parece que seja tão evidente. Neste momento não conhecemos toda a verdade da nossa realidade e cada dia que passa vamos estando pior.
Até hoje não conheci nenhum PM eleito em Portugal em função do seu mérito, foi sempre por demérito de quem estava no poder. A continuar assim Sócrates afunda ainda mais o país e vai afundar-se também e quem sabe teremos um novo PM eleito sem mérito nenhum.

Anónimo disse...

Epá o PSD com essa lista vai longe. O Clã Peres é que domina!!

Anónimo disse...

Pedro Semedo, ouvi dizer que és o autor deste blog...é verdade?