sábado, 3 de janeiro de 2009

Direcção da Adega Cooperativa da Mealhada


Há dias li no Conta-Corrente que a Direcção da Adega Cooperativa da Mealhada, numa atitude altruísta, deveria abdicar da sua "remuneração" para ajudar a Adega a pagar os seus compromissos.

Ora bem, se o Gonçalo Breda Marques deu esta sua previsão para dar chá a alguém, de facto não sei. Se é aquilo que acha que deveria realmente acontecer, também desconheço.

Embora pessoalmente deteste certos "tachos", a verdade é que ainda sou apologista de direcções, quer sejam de IPSS's, de Cooperativas, de Instituições de Utilidade Pública, ou outras similares, que sejam profissionais, remuneradas e que por isso sejam sempre obrigadas a serem rentáveis, responsáveis, produtivas e sobretudo responsabilizadas civil e criminalmente pelos actos ilícitos que venham a praticar.

Embora caminhemos a passos largos para uma sociedade que necessitará da solidariedade informal, a verdade é que essa mesma sociedade não está preparada para geri-la. Por isso vemos muito poucas IPSS's com Direcções a serem julgadas por crimes de infidelidade, burla qualificada, falsificação de documentos, peculato, participação económica em negócio, branqueamento de capitais e suborno, como foi recentemente o caso da Fundação CESDA, em Aveiro.

E vejam o que é que normalmente ouvimos: "estamos nisto de forma voluntária" ,"não ganhamos nada com isto", "estamos nisto por carolice", "até convidei os meus familiares a integrarem a Direcção porque não há ninguém que queira vir para cá"... blá blá blá.

Mas o certo é que quando lá chegam, não querem sair. Estas Direcções são autênticos trampolins politicos e sociais. E quer queiramos ou não, ganham indirectamente muito com estas posições.

Não será então mais claro a contratação dessas pessoas cuja formação deva obrigatóriamente passar por Gestão, por Administração Pública, por Economia e até quem sabe Direito? Serem pagos para essa função, diminuindo por isso a necessidade de outros "financiamentos"? Serem responsabilizados por todos os seus actos, convenientemente?

É por isso que julgo que a previsão de Breda Marques veio à baila.

Desconheço as funções e o grau de responsabilidade desta Direcção da ACM, mas mesmo assim, prefiro vê-los com remuneração e responsabilidades assumidas claramente.

12 comentários:

Anónimo disse...

O Breda deveria falar, também, da campanha de 2005 do PSD que os seus companheiros andam a pagar por ele; fizeram um empréstimo para pagar o que o Breda gastava sem passar "cavaco" a ninguém.

Mas isso não lhe interessa...

Anónimo disse...

Esse comentário é muito infeliz. Os Vereadores e um ou outro membro da AM estão a pagar um empréstimo que fizeram para acabar de pagar a campanha de 2005.
Devia ser um exemplo. Não dependerem de patrocinadores e com as senhas de presença os eleitos pagarem as despesas.

Anónimo disse...

O que foi feito devia ser seguido a nível nacional. Menos promiscuidade entre os eleitos e os empreiteiros.
Não sei se a ideia foi só do Breda mas tiro-lhe o chapéu.

Anónimo disse...

Este post obriga a uma reflezão oportuna.
O problema maior, no caso, é que os responsáveis da direcção da Adega recebem 500 euros cada um por mês, tomam as decisões que querem e no fim podem ir embora que nunca são responsabilizados por nada.
Se fosse contratado um Gestor a tempo inteiro, que tivesse que apresentar resultados era muito mais bem empregue. 1500 euros por mês já é o suficiente para contratar um bom profissional.

Anónimo disse...

Uma coisa é a direcção, que em mais nenhum caso do concelho é paga. E temos IPSS com grandes responsabilidades, clubes, associações, Santa Casa, Casa do Povo, etc. Outra são lugares executivos, a tempo inteiro.

Anónimo disse...

As sondagens deste Blog estão encerradas!!!

Anónimo disse...

A direcção do Centro social de Casal Comba?
Têm menos responsabiliades? A tomar conta de tantos idosos?
Será que não percebem que é um erro?
Será que não percebem que se é para pagar que mais vale pafar a um Gestor profissional a tempo inteiro?

Anónimo disse...

As previsões do Conta Corrente estão carregadas de ironia e humor sarcástico.

Afonso Candal disse...

O Sr. Breda é daquele tipo de criaturas que tem a mania que é intelectual só porque pairou ao lado de tantos "faz nada" na Assembleia da República! E ainda se acha com moral para vir criticar os outros, falta-lhe é tomates para o fazer frontalmente e depois faz comentários aos seus próprios posts como se doutros se tratassem para não ter que levar com um processo em cima, por injúrias e difamação!

Assim também eu meu caro!

O senhor é o tipico gajo que atira a pedra e esconde a mão e ainda diz que foi outro a atirar.

Anónimo disse...

Este Juiz deve ser o amigo do Breda. O que leu nas estrelas que ou seria Presidene da Câmara ou Juiz.
Esse "Juiz" ameça tudo e todos que lhes mete processos em Tribunal não tendo a noção do ridiculo.
Coitado, Breda ature-o que foi você que o criou.

Anónimo disse...

O Breda tem um Blog com a sua assinatura e agora até a sua fotografia (deve ser para o verem bem).
O Juiz é muito corajoso mas esconde-se no anonimato para dizer o que pensa.
Não sou advogado de defesa de ninguém mas concordo e até ri com o post do Breda.
É raro um político conseguir ter graça, normalmente fingem que são muito sérios e que nem sabem rir.
São uma cambada de hipócritas.

Afonso Candal disse...

O juiz já sentenciou no verdade das cinco. Para o bem da Mealhada tomou posição sobre vários intervenientes da vida mealhadense!...