quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

1, 2, 3 – comezainas outra vez

Numa qualquer destas idas semanas, um semanário dum concelho vizinho lançou o debate entre os líderes dos principais partidos locais para auscultar a opinião destes sobre o seguinte tema:
-3 Eleições para 2009 (autárquicas, legislativas e europeias).
Devem ser feitas no mesmo dia para poupar dinheiro nestes tempos de crise? Ou em separado para não misturar as coisas e eventualmente confundir o eleitorado?
O referido semanário não pediu opinião à minha pessoa mas cá vai a minha humilde visão sobre este assunto delicado que nos afecta a todos, originando já muita discussão conjugal, muitas noites sem dormir e muitas doses de "Ben-u-ron 500" pela garganta abaixo. Ou então se calhar é do tempo...
Sou um tenaz defensor da 2ª hipótese, intransigentemente por duas razões:

Razão 1 - se existem alguns sujeitos na Mealhada que demoram à vontadinha cerca de 5 minutos dentro da cabine de voto para rabiscarem uma única cruz num singelo papel que até possui as letras bem legíveis, como seriam esses mesmos indivíduos se entrassem para as cabines com os boletins das europeias nas mãos, os boletins das legislativas sob a cova dos braços e os boletins das autárquicas presos nos lábios? Para além de se demorarem uns 20 minutos, no mínimo, só para ler toda a papelada, na volta misturavam os candidatos e ainda se punham a eleger José Felgueiras para o parlamento europeu, Armando França para a junta de Mealhada, Carlos Cabral para 1º Ministro, Miguel Portas para Presidente da Câmara de Mealhada e João de Deus Pinheiro para vogal do executivo Mealhadense.
Numa hipotética situação destas, as urnas teriam que abrir às 7h, pela fresca da manhã e o encerramento nunca seria antes das 23h30.
Razão 2 - se a 1ª razão já é um motivo suficientemente desencorajador para não "enfiarem" as 3 eleições no mesmo dia, a razão 2 arrasa com todas as teorias defensoras da prática "ménage à trois", ou em português fluente: acto tri-eleitoral!
E a razão chama-se.......................................................... Comezainas à farta!!!!!

Penso que ninguém com dois dedos de testa e no seu perfeito juízo pode sequer pensar em subtrair o número de sessões de comezainas que estão previstas para este ano 2009, reduzindo-as a UMA quando podiam ser TRÊS. Por mim e por muitos outros meus camaradas apreciadores de um bom comício politico bem regado, podia até haver eleições todos os meses. Era sinónimo de barriga cheia, estômago composto e bexiga a rebentar pelas costuras. E conheço muitos políticos locais, daqueles bastante "MADUROS", que partilham da mesma opinião. Sendo assim, a resposta do Mealhada Café e de todos os grandes comedores desta freguesia só pode ser UMA e é de facto só UMA:

Vote NÃO às eleições conjuntas!!! Vote NÃO à subtracção de sessões de Comezainas!!! A Comezaina é um direito consagrado em Diário de República e tirá-lo é atentar contra os direitos elementares dos trabalhadores comedores portugueses!!!

3 comentários:

Pedro Costa disse...

E o carcanhol que se ganha por estar nas mesas de voto?
Se pode ser a triplicar porquê estragar?
Em equipa que ganha não se mexe.

Alma da Gente disse...

Não me tinha lembrado dessa. Deve ser do PDI .

Anónimo disse...

Carlos Marques és a maior besta hipócrita que apareceu na Mealhada.
Não vales nada. És um burro convencido. Toda a gente na tua terra te conhece bem. Ninguém aceita ir numa lista onde tu tiveres. Vê lá se comes menos palha. Nem no futebol és bem vindo. Nunca lá fizeste nada mesmo tendo a ajuda do cunhado. Cospes na mão de quem te dá a sopa. Besta.