domingo, 15 de março de 2009

Trovas do vento que passa...

foto retirada, com a devida vénia, do blogue Chacomporradas.blogspot.com

Gostaria de fazer um qualquer outro post, que fosse mais positivo, que falasse de coisas que conquistámos após o 25 de Abril de 74, da liberdade de expressão, da igualdade de oportunidades, dos direitos humanos… de tantas outras coisas.
Embora não tenha vivenciado qualquer experiência da ditadura do antigo regime, porque a idade felizmente assim me permitiu, a verdade é que tive familiares próximos que sentiram na pele a consequência da luta que travaram com a própria vida por esses ideais que hoje nos parecem tão nossos e ao mesmo tempo tão distantes.
Esta distância, sinto-a hoje com a pena, que deverá caber a cada um de nós por termos deixado cair o sonho. A luta de outrora não passou de uma utopia. A mesma utopia que representa aquilo que ainda não existe, mas que poderia existir se o homem lutasse pela sua concretização.
Este meu post vem no seguimento de dois outros posts, de blogues que sigo atentamente, um mais do que outro, mas que me obrigaram a fazer uma profunda reflexão.
Chamem-me utópico, mas não posso deixar passar em branco o que o blogue “verdade das cinco”, no post que intitulou de “Psicóloga e GAJ: a cunha, a vergonha da Mealhada” mencionou. Poderá ser uma inverdade, poderá ser de uma extrema injustiça o que lá está expresso, mas também pode haver algum fundamento de verdade, e penso que, cabe à oposição a apuração destes concursos, que ultimamente, têm sido alvo de inúmeras suspeições, a começar pela sua divulgação e depois pela excessiva coincidência de quase sempre ganharem aqueles que afectivamente ou “familiarmente”, concorrem.
Não será mais saudável esclarecerem-se estas situações? A quem cabe esse pedido de explicações?
Depois no Blogue do Pedro Costa, e no seu post “ Da formalidade”, onde se refere que numa Acta de uma reunião ordinária da Câmara se pode ler que o “…Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Mealhada terá proferido, numa entrevista, palavras que poderão ser consideradas como insinuações alegadamente atentatórias da competência e da imparcialidade da responsável pelo Gabinete Jurídico da C.M.M.” , ao que a Dra. Filomena Pinheiro terá respondido “que na sua opinião não há resposta possível às palavras proferidas na entrevista, porque toda a gente conhece o Senhor Presidente da Assembleia Municipal."
Termina o post, e na minha modesta opinião, muito bem, quando refere que “Se começamos a entrar por aí, mesmo sabendo que falta pouco para as eleições, é o concelho que perde. Perdemos todos nós. Quem não pretende concretizar, manda a sensatez não insinuar. Serve este conselho para todos, sem excepção. “
É exactamente por este motivo que este executivo da Câmara entrou em desgaste e em suspeições que em nada dignam o concelho e a instituição que representam.
O partido Socialista, na Câmara Municipal de Mealhada, como em todo o país, é o reflexo da prepotência, da arrogância e da falta de transparência. Parecem dementes que se esquecem do que fazem, ou que não têm a capacidade de entenderem a insensatez nos seus actos, pedindo alarvemente que lhes dêem mais poleiro, mais poder.
Já quase me sinto um comuna a falar, mas já chega!
Gostaria de apelar (porque os blogues também servem para isto!), de deixar um desafio ao Gonçalo Breda Marques, no sentido de usar o seu estatuto dentro da Câmara e dar a voz a todos os mealhadenses e pedir um esclarecimento a esta senhora Vice - Presidente e ao senhor Presidente da Câmara.
Senhor Breda Marques faça-nos crer que ainda há oposição, que ainda há quem lute contra estas situações. Como diz o “enjeitado” Manuel Alegre :
“Pergunto aos rios que levam
Tanto sonho à flor das águas
Os rios não me sossegam
Levam sonhos, deixam mágoas

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

15 comentários:

Anónimo disse...

Era perfeitamente dispensável evocar o 25 de Abril e terminar citando Manuel Alegre.
Chega de se ter de evocar as palermices habituais da esquerda, como se se tivesse vergonha de dizer aquilo que deve ser dito, frontalmente. Chega de pedir desculpa por chamar os nomes aos bois.Para quê o 25 de Abril e o Manuel Alegre? Há coisas que estão mal? O rei afinal vai nu? Não se pode dizer que o rei vai nu, sem falar no 25 de Abril e no Manel Alegre?

Afonso Candal disse...

Este anónimo tem demasiadas dúvidas, demasiados porquês!
25 De Abril, Manuel Alegre, agora pergunto-lhe eu, não gostou do 25 de Abril de 1974?
Parece que não gosta de Alegre nem como poeta, nem como democrata interventivo que actua sempre sem olhar a credos, nem a princípios partidários, ou melhor luta sempre pelos valores em que acredita, mesmo indo contra aos aparelhos partidários, neste caso o PS.
Agora o que o Alma da gente diz faz todo o sentido, porque tem de haver alguém que procure confrontar, fiscalizar, o executivo camarário, pois algo vai mal nas contratações de quadros para a câmara municipal da Mealhada, o rol é grande, há algo que não bate certo, toda a família com formação técnica superior, ou técnico profissional III ou II tem invadido a câmara e tornando-se militantes do PS, como forma de apoiar a sua santa Filomena. Este ultimo caso da CAROLE OLIVEIRA como psicóloga da câmara é um dos mais chocantes (claro porque foi o ultimo), porque esta psicóloga já era a escolhida como professora das AEC´s na área do ambiente em que o júri aí foi Filomena e Susana Oliveira todos elementos da mesma família. CAROLE já tinha dado o primeiro passo com a sua prima para disfarçar o indisfarçável ao coloca-la como voluntária na CPCJR, isto porque a câmara não tinha verbas para pagar a uma psicóloga. Mas de repente aparece dinheiro para pagar a uma, e muito bem, não fosse o cuidado de Filomena e Dr.ª Cristina (jurista), ao colocar o anúncio de oferta de emprego em mais um jornal distante e pouco consultado pelos mealhadenses, algo que não tem sido inédito neste executivo, então só se “safa” quem for amigo da dona Beatriz (Serviços de recursos humanos), e lhe pedir para esta informe (se for com a sua cara…) dos concursos de emprego lançados pela autarquia.
Mas mesmo assim tem de se ter muita sorte em caso de ir a concurso selectivo porque todos eles (concursos), geralmente
Já estão talhados à medida das necessidades não da autarquia, mas sim dos familiares e amigos, preferencialmente da mesma cor partidária (militantes é melhor), por isso eles sabem sempre à partida quem vai ser o titular do cargo.
Eles viciaram de tal forma o “jogo” que para dar uns exemplos; Carlos Maia, cala-se a tudo em termos de presidente do agrupamento de escolas da Mealhada, só para conservar o emprego da sua filha, Victor Matos presidente JFP como débito em conta para com o Cabral, isto porque a sua filha ficou com cargo de técnica superior do arquivo municipal, e porquê? Porque Dora Matos era licenciada em turismo e foi para o GTL da Pampilhosa como administrativa em quanto tirava uma pós graduação em BAD, porque era preciso para o dito arquivo, enquanto não acabava a sua graduação foi ficando como administrativa, mesmo depois do projecto do GTL ter acabado, e a Dr.ª Manuela Soares ficava com a BMM e AMM (inaugurava), tudo muito bem controlado por o Prof. Carlos Cabral, quando Dora Matos é técnica superior de BAD então é só encaixar Manuela na BMM e Dora no AMM. Também há o caso de João Assis filho do antigo presidente da JFP, embora seja para um cargo não superior, mas porque não arranjar-se um emprego como motorista, nada mau motorista de ligeiros…querem mais? Queriam mas, por agora chega, agora peço ao Sr. Breda Marques, António Miguel Ferreira (este se tiver tomates, visto que é mais fogo de artificio do que outra coisa), ao Carlos Marques não peço nada porque ele consegue ser pior do que o executivo todo junto, e peço por fim ao presidente da assembleia municipal, órgão máximo e eleito pelo povo que ponha termo a este escândalo e chame se for o caso a PJ.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alma da Gente disse...

Peço contenção nos comentários de índole pessoal.
O meu post limita-se a colocar algumas questões trazidas a público por diversas fontes. Não pretendo levantar polémicas, mas como cidadão português e municipe da Mealhada sinto-me no direito de pedir explicações sobre matérias que, a meu ver, denigrem a imagem da Câmara e de quem lá trabalha.
Quanto ao comentarista anónimo das 0:58h, devo dizer-lhe que tem toda a legitimidade para proferir as suas ideologias, pedia-lhe era que respeitasse a dos outros. Mas fique descansado, lá por evocar o 25 de Abril e o poeta Manuel Alegre, não quer isso dizer que sou militante de qualquer partido de esquerda!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Os socialistas residentes são muito maus mas os laranjas adeptos do manietável Carvalheira são piores.
O exemplo da Misericordia chega bem.

Anónimo disse...

O anónimo das 0:58 não teve intenção de defender qualquer ideologia.
Não é patrão, não é capitalista, não é fascista.
Já sei que, neste Concelho, um cidadão que se atreva a chamar os bois pelos nomes é imediatamente insultado, aleivosa e primáriamente, de patrão para cima.
Chega!
Andei 20 anos a gramar a propaganda salazarista ao 28 de Maio. Terei que andar quantos anos mais a gramar a propaganda do 25 de Abril, que já ouço há mais de 29anos, como se tudo o que se lhe seguiu tivesse sido perfeito?
É claro que não quero voltar ao 24 de Abril!
Apesar de tudo prefiro mil vezes o 25 de Abril. Mas não me obriguem a sacralizar a data. Fizeram-se muitas asneiras. E continuam a fazer-se muitas asneiras. A maior delas é tentar proibir que alguém pense como eu penso.
Só conseguiremos reencontrar-nos como povo e começar finalmente a caminhar em frente, quando formos capazes de deixar de olhar para o passado tenebroso, como se nesse passado ainda estivessem os demónios que não nos deixam avançar.
Não. Não há demónios nenhuns do passado. Não são os demónios do passado que nos prendem as pernas. Somos nós próprios que não somos capazes de caminhar em frente.

Anónimo disse...

9 anos?

Que escrevi eu? 29 anos? Enganei-me! Já lá vão 34 anos – falta pouco mais de um mês para os 35 anos!
Não acham que é já tempo suficiente para que todos os demónios estejam mortos e enterrados?
Ou vão ainda insistir em meter medo às criancinhas?
No tempo do Salazar metiam medo às criancinhas, dizendo que os comunistas as comiam!
Não acham que, quase 35 anos passados, já chega de meter medo às criancinhas, gritando que podem vir aí os fascistas?

Alma da Gente disse...

carissimo anónimo
Realmente a sua capacidade interpretativa é surpreendente. Para si vão quase 35, comigo vão quase 36, e devo dizer-lhe que nunca fui ensinado a ter medo dos "bichos papões" dos comunistas. Sabe para o que realmente sempre me alertaram? Para desconfiar dos que falam muito e não fazem nada! Dos que gostam do poleiro e que para o atingir e lá permanecerem fazem de tudo sem olhar a meios. Numa coisa concordamos e vejo que foi aí que não me entendeu: nos dias que correm, há por aí muitos "bichos papões" e é desses que devemos ter medo. Os que hajem como verdadeiros ditadores, agitando bandeiras de democracia.

Cumprimentos

Anónimo disse...

2009 menos 1974 são 35, não são? Engano-me de facto, muitas vezes. Mas raramente me engano 2 vezes seguidas. Onde é que foi buscar os 36 anos?
Quando aos bichos papões, efectivamente há por aí muitos. Como por exemplo o Armando Vara, que, segundo o Correio da Manhã de hoje ganhava 244 mil euros anuais na CGD e agora, no BCP ganha o dobro (praticamente meio milhão de euros!!). Não é isto uma ofensa aos pobres e desgraçados deste país?
E é gentalha desta que muitas vezes, por tudo e por nada, enche a boca de 25 de Abril e tece loas à esquerda.
Com licença, só de falar nisto fico enjoado - vou ali vomitar e já volto.

Anónimo disse...

Lembro que um Professor Universitário no topo da carreira, levará para casa, na melhor das hipóteses, 5.000 x 14 meses, ou seja 70.000 Euros ilíquidos!!
Um juíz ou um médico no topo da carreira ganham anualmente, também, valores desta ordem. Repito: no topo, no final da carreira! Pessoas de competência comprovada!
Como é que é possível que Armandos Varas e quejandos, que pouco mais sabem do que ter sido chicos espertos, ganhem as somas escandalosas que ganham? E como é que é possível que nós deixemos?

Anónimo disse...

Só sabemos papaguear a cartilha do políticamente correcto, com medo de, se não fizermos, logo algum alarve desmiolado vir chamar-nos fascista?

Anónimo disse...

Carvalheira tem razões para estar grato a Sócrates. Muito grato. Se não fosse o curso que lhe deram nas NOVAS OPORTUNIDADES nunca teria conseguido escrever tão bem. Está de parabéns! É só ler as suas respostas aos jornais para perceber que está um homem novo. Se fosse antes do curso ninguém diria que seria ele a escrever. Parabéns Carvalheira escreve muito bem. Ainda supera o Homero Serra nas entrevistas escritas.

Alma da Gente disse...

ó meu caro acho que está a ficar cego pela sua obstinação! Acalame-se que eu aqui não defendo os Armandos Varas... nem os Dias Loureiros deste país. Quanto às minhas contas dos 36 anos, não me referia ao seu 25 de Abril, mas à idade que possuo e que aturo armadinhos em espertos como o senhor! Irra!

Anónimo disse...

Quando a opinião de um Miguel felgueiras conta para o PSD está tudo errado. Promiscuidade política foi o jantar de Marqueiro com Carvalheira. O pedido de desculpas do Carvalheira foi escrito pelo Marqueiro. Vê-se ao longe. É hilariante. Diz que só sabe fazer oposição construtiva e dizer que durante 20 anos na Câmara só se fez clientelismo e corrupção é natural.